Panorama
 
 
 
 

CONSELHO DE MANEJO FLORESTAL PEDE APOIO AO PROJETO DE GESTÃO DE FLORESTAS

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Dezembro de 2005

07/12/2005 – O presidente do Conselho Diretor do Conselho de Manejo Florestal – FSC (Forest Stewardship Council) no Brasil, Rubens Gomes, pediu hoje (7) na abertura da 4ª Assembléia Geral do FSC, em Manaus, que os 317 delegados, vindo de 60 países, apóiem o Projeto de Lei 4.776, que trata da Gestão de Florestas Públicas.

O projeto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e aguarda votação no Senado. Ele institui o mecanismo de concessão florestal: autorização a particulares para utilizar, de forma sustentável, os recursos florestais em áreas públicas durante um prazo máximo de 40 anos. Hoje o grande entrave legal ao aumento da área de manejo florestal certificado no país é que 75% da Amazônia é composta de florestas públicas, cuja exploração por particulares só pode acontecer por processo de licitação (que não inclui fatores ambientais na concorrência e limita o prazo dos contratos a cinco anos).

"Precisamos criar dificuldades para a exploração ilegal e facilidades para as boas práticas de manejo. No fim desta assembléia, peço que tenhamos um grupo de trabalho ou uma moção de apoio à aprovação e, mais importante, implementação deste projeto de lei. A Amazônia não pode virar um deserto porque não tivemos força política suficiente para defendê-la", alertou Gomes.

O FSC surgiu em 1993, da iniciativa de 26 países – hoje esse número está em 66. A instituição desenvolve princípios e padrões para certificação florestal (o chamado Selo Verde). A cada três anos, seus 620 membros – que se dividem nas câmaras social, ambiental e econômica – devem se reunir para reavaliar e discutir esses princípios, a fim de aumentar o número de florestas manejadas no mundo. Hoje, são pouco mais de 67,1 milhões de hectares de floresta certificada em 65 países – quase metade dessa área está localizada na Europa.

No Brasil, o FSC foi criado em 2002. Atualmente, há quase 3,6 milhões de hectares de floresta brasileira com Selo Verde, manejadas por 62 empresas e grupos comunitários localizados no Acre, Amazonas, Rondônia, Pará, Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. Além disso, 182 indústrias processadoras no país possuem a certificação da cadeia de custódia (do beneficiamento da matéria-prima florestal). Esses dados incluem manejo de recursos madeireiros e não-madeireiros, realizados em florestas nativas e plantadas.

É a primeira vez que a Assembléia Geral do FSC acontece fora do país-sede: as duas primeiras foram no México; a última, na Alemanha (países-sede atual). O evento irá até sexta-feira (9).

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.