Panorama
 
 
 
 

CONSULTOR COBRA LINGUAGEM ACESSÍVEL EM RELATÓRIOS AMBIENTAIS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

(02/12/05) – “Macrófita é a mãe”, título do livro esgotado, é propositadamente uma “provocação”, explicou o autor e consultor do Ibama, Ivan Dutra, durante palestra no último “Quintas Ambientais”, evento que o instituto realiza semanalmente para discutir temas da área ambiental.

No livro, Dutra aborda a falta de clareza da linguagem usada em estudos e relatórios de impactos ambientais, exigidos no licenciamento de obras de potencial dano à natureza. Esses documentos são abertos a consulta antes e durante a realização de audiências públicas para que a população conheça a obra e seus impactos e possa apresentar críticas, sugestões e opiniões.

As manifestações são consideradas no processo de licenciamento no Ibama. “Se, na gestão ambiental, a sociedade deve decidir; então a sociedade tem que saber sobre o que vai decidir”, comenta Dutra, que defende relatórios com informações consistentes, claras e transmitidas em linguagem compreensível para a população.

Na prática, não é assim que acontece. Dutra questionou durante a palestra quem seria capaz de entender uma expressão freqüente em relatórios de barragens brasileiras, a exemplo de “as espécies reofílicas serão afetadas pela transformação do regime lótico em regime lêntico”. Tradução: peixe de água corrente na transformação do rio em lago (do reservatório da barragem). A propósito, vc que não é da área de limnologia (estudo de águas interiores) e botânica sabe o que é macrófita? Planta aquática como a vitória-régia.

A democratização da linguagem é, segundo Dutra, essencial para evitar atritos e facilitar a mediação de conflitos socioambientais. “Em audiências púbicas ocorrem ataques ou defesas de posições que não correspondem ao mesmo fato.”

Ele cita o caso da compensação. Medidas compensatórias referem-se a ações para recuperar o dano ambiental (desmatou uma área para construir uma hidrelétrica, então fará o reflorestamento). Já compensação ambiental é um valor cobrado do empreendedor e aplicado em unidade de conservação atingida direta ou indiretamente pela obra. Os dois conceitos geram muita confusão.

O problema não é exclusivo da área ambiental. O consultor apresentou resultado de pesquisa feita pela empresa Computer People, neste ano, com mil pessoas que trabalham em escritórios na Inglaterra: 67% dos entrevistados se sentem despreparados para lidar com os jargões da informática e 56% acham que os profissionais desta área falam outro idioma.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Sato)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.