Panorama
 
 
 
 

CURSO ENSINA SERVIDOR A ENFRENTAR SINISTROS AMBIENTAIS DE EMERGÊNCIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

05/12/2005 De hoje até a próxima sexta-feira, o Ibama realiza, em Brasília, o II Curso de Capacitação em Resposta a Emergências Ambientais. As aulas estão sendo dadas a 30 servidores, no Centro Cultural de Brasília. Hoje foram abordadas ações de combate ao derramamento de óleo em mar e água. De amanhã a quinta-feira, o enfoque será em acidentes com produtos químicos perigosos (em qualquer ambiente).

No último dia do curso, representantes do Ministério do Meio Ambiente falarão sobre o Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Acidentes com Produtos Químicos (P2R2). Criado pelo Decreto Presidencial 5.098, de junho de 2004, o Plano tem por objetivo aperfeiçoar a prevenção, preparação e os métodos de resposta a emergências ambientais com produtos químicos perigosos.

Ainda na sexta-feira, os participantes farão uma análise crítica do seminário. O coordenador de Monitoramento Ambiental do Ibama, Frederico Vale, falará sobre os resultados do Grupo de Trabalho (GT), que desde agosto trabalha na formulação de proposta de atribuições e procedimentos detalhados para atuação do Ibama em emergências ambientais. Criado pelo presidente do Ibama, Marcus Barros, o GT apresentará sua proposta no primeiro semestre de 2006.

Formulário – Antecipando-se, o Ibama pôs em prática em outubro uma das decisões de consenso do GT. A Coordenação Geral de Zoneamento e Monitoramento Ambiental (Cgzam) produziu formulário de comunicação de sinistros ambientais. O documento, com perguntas básicas e de fácil preenchimento, possibilita a adoção de providências proporcionais à dimensão do problema.

A Cgzam também está fazendo levantamento de equipamentos de socorro disponíveis nas gerências do Ibama nos estados, para balizar futuros investimentos em logística. Gerências do Ibama em 20 dos 27 estados já formaram pequenas equipes de atendimento emergencial.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.