Panorama
 
 
 
 

DENDÊ DA AMAZÔNIA NO PROGRAMA DE BIODIESEL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

07/12/2005 - Responsável por cerca de 90% da produção nacional de óleo de palma (extraído dos frutos do dendezeiro), o Estado do Pará prepara-se para, também despontar no mercado do biodiesel, a chamada energia de fonte renovável. Um seminário que acontecerá de 14 a 16 de dezembro, na sede da Embrapa Amazônia Oriental (Belém-PA), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vai tratar justamente da inserção da cultura do dendezeiro no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, uma alternativa a mais em busca de substitutos ao óleo diesel mineral.

Uma das principais vantagens apresentadas para o uso do biodiesel é que por ser menos poluente e ainda poder ser usado puro ou misturado ao diesel mineral (o derivado do petróleo), no motor diesel convencional que resulta, quando comparado ao diesel mineral, numa redução das emissões de gases poluentes. Os estudos revelam, por exemplo, que no caso de emissão de CO2, considerado um dos principais causadores do efeito estufa, a redução fica em torno de 7%, se a mistura for de 5% de biodiesel e 95% de diesel. Porém, se for utilizado apenas o biodiesel, a redução de emissão de CO2 é de 46%.

O programa nacional de Produção e Uso de Biodiesel que está buscando reduzir a dependência brasileira de petróleo (hoje o Brasil importa 18% dos 39,1 bilhões de litros de óleo diesel que consome por ano), tem diversos motivos para acreditar no dendezeiro como uma excelente opção. Os especialistas citam, entre elas, o fato da cultura ser a mais produtiva entre as oleaginosas com uma produção variando de 4 a 6 toneladas de óleo hectare/ano. Isso significa uma melhor rentabilidade para os pequenos agricultores, que, por sua vez, necessitarão de menor quantidade de terra para atender a demanda do produto e consequentemente limitará a abertura de novas áreas de floresta.

Outra vantagem é o fato do dendezeiro ser uma cultura perene, que pode alcançar até 30 anos, com produção distribuída durante todo o ano, o que permite a manutenção de empregos durante o ano inteiro.

Somando-se a isso, o cultivo dessa palmeira promove uma boa cobertura do solo e a conseqüente proteção contra a sua degradação com a sua longa exploração. Há ainda a ser considerado ,o baixo custo histórico de produção do óleo de palma no Brasil nos últimos 30 anos, que varia entre US$ 200 e 300 por tonelada e o custo médio de venda no mercado internacional é de US$420 por tonelada.

Os técnicos que promovem a inclusão do dendezeiro entre as fontes de matéria-prima para a produção de biodiesel ressaltam que esta cultura tem alta capacidade de fixação de carbono e por isso pode ser vista também como uma atividade de reflorestamento, de grande importância ambiental em regiões como a Amazônia. Este detalhe poderá, inclusive, levar a dendeicultura a participar, futuramente, do mercado de créditos de carbono.

Seminário – O evento que discutirá a cultura do dendezeiro no Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel, acontecerá em Belém, na sede da Embrapa Amazônia Oriental, de 14 a 16 de dezembro, e abordará todos os segmentos do sistema produtivo, incluindo: melhoramento genético, produção de sementes comerciais, preparo de mudas, implantação e exploração da cultura, adubação e nutrição, principais pragas e doenças, bem como modos de controle e, ainda, o processamento agroindustrial dos óleos de palma e palmiste.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Ruth Rendeiro)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.