Panorama
 
 
 
 

DESMATAMENTO NO SUL DO AMAZONAS SERÁ DESAFIO DA CONFERÊNCIA, DIZ LÍDER COMUNITÁRIA

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Dezembro de 2005

05/12/2005 – Pensar em ações e políticas públicas que possam frear o desmatamento no sul do Amazonas será o grande desafio dos 30 delegados do Amazonas na 2ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, que começa no sábado (10) em Brasília. A avaliação foi feita hoje (5) pela vencedora do 4º Prêmio Chico Mendes Meio Ambiente na categoria liderança individual, Sila Mesquita.

Ela foi eleita para representar na conferência o Movimento das Mulheres Trabalhadoras Ribeirinhas (MMTR) e a Rede Grupo de Trabalho Amazônico (Rede GTA). "Há vários desafios. Mas o desmatamento no sul do estado tem avançado muito por causa dos grandes madeireiros e dos grandes pecuaristas", afirmou.

Pelos dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o desmatamento no Amazonas diminuiu 39% entre agosto de 2003 e agosto de 2004, em relação ao mesmo período anterior. Na Amazônia Legal como um todo, houve um aumento de 6% na área desmatada.

Um estudo do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), contudo, mostrou que nos municípios do sul do Amazonas, na fronteira com Mato Grosso e Rondônia, o desmatamento cresceu em média 16% entre 2003 e 2004. E é justamente próximo a essa região passa a BR-319 (rodovia Manaus – Porto Velho), que está sendo recuperada pelo Ministério dos Transportes sem licenciamento ambiental.

A obra dominou os debates da abertura da 2ª Conferência Estadual de Meio Ambiente do Amazonas, que aconteceu entre 16 e 18 de novembro. Já os dois temas regionais da conferência – "seca 2005" e "etnodesenvolvimento indígena" – foram preteridos pelos 437 participantes. Enquanto 116 inscritos escolheram debater o tema nacional "biodiversidade e florestas", apenas 29 elegeram "seca 2005" como pauta e somente 17 optaram pelo grupo temático "etnodesenvolvimento indígena".

Os outros quatro temas nacionais também tiveram um número maior de inscritos: "qualidade ambiental nos assentamentos humanos" (59 pessoas), "instrumentos de desenvolvimento sustentável no território" (58 pessoas), "fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama) e controle social" (33 pessoas).

Segundo dados do Ministério do Meio Ambiente (MMA), das 323 deliberações aprovadas na 1ª Conferência Nacional do Meio Ambiente que tratam de competências do próprio ministério, pelo menos 200 foram ou estão sendo colocadas em prática.

O gerente-executivo do Ibama no Amazonas, Henrique Pereira, destacou a criação de comissões tripartites de Meio Ambiente nos 26 estados brasileiros como um dos principais avanços políticos conquistados. Essas comissões são formadas por representantes dos governos federal, estadual e municipal.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.