Panorama
 
 
 
 

DIVERSIDADE FOI PONTO ALTO DA CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE NO RS, DIZ IBAMA

Panorama Ambiental
Porto Alegre (RS) – Brasil
Dezembro de 2005

05/12/2005 – A coordenação estadual da 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente no Rio Grande do Sul avalia que um dos pontos altos do evento – que terminou na última semana – foi a diversidade.

A conferência contou com a participação de órgãos governamentais, empresários, pescadores, agricultores, estudantes, representantes sindicais, organizações não-governamentais (ONGs), catadores de material reciclável, quilombolas e índios, entre outros. Essa pluralidade foi reafirmada na composição dos delegados eleitos na conferência. Além disso, 1.300 pessoas participaram do fórum.

Na opinião da gerente do Ibama, Cecília Hipólito, integrante da coordenação da conferência, "a construção da participação do conjunto da sociedade na formulação das políticas públicas de meio ambiente é um processo longo e complexo, que requer envolvimento e aceitação das diferenças, muitas vezes, aparentemente inconciliáveis".

Ela aponta que a questão ambiental, historicamente, foi tratada apenas por especialistas, órgãos governamentais e "obstinados ambientalistas". Atualmente, "toda a sociedade está se apropriando dessa discussão e incorporando no seu cotidiano a responsabilidade ambiental".

Como resultado prático, Cecília Hipólito afirma que a discussão apontou a necessidade da inserção das comunidades tradicionais nos debates e resoluções, "levando em consideração a distribuição geográfica, território, resgate oral das práticas do cotidiano ancestral".

A gerente do Ibama afirma que, apesar da avaliação positiva, há problemas que precisam ser apontados. Entre eles, "a dificuldade de acesso aos recursos financeiros; o atraso no recebimento do material de divulgação e texto base; a demora na confirmação da data e local de realização do evento".

Na conferência do Rio Grande do Sul foram eleitos 55 delegados, sendo 12 do poder público, 14 do setor empresarial e 29 da sociedade (movimentos sociais, ONGs e sindicatos).

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Lupi Martins

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.