Panorama
 
 
 
 

ECO-OFICINA PEIXE-BOI & CIA INAUGURA SEDE PRÓPRIA

Panorama Ambiental
João Pessoa (PB) – Brasil
Dezembro de 2005

Com área maior, a fábrica vai produzir mais e ampliar número de funcionárias

(02/12/05) - Depois de funcionar por mais de onze anos dentro da unidade executora do Centro Mamíferos Aquáticos na Paraíba, a Eco-Oficina Peixe-Boi & Cia ganha uma sede própria na comunidade de Barra de Mamanguape, localidade onde a minifábrica funciona atualmente. A inauguração acontece no próximo amanhã (3) como parte da programação do Forró do Peixe-Boi, que comemora os 20 anos de atuação do Projeto Peixe-Boi na Paraíba.

O novo prédio tem 140 metros quadrados de área construída e abriga espaços adequados para a fabricação e armazenamento de matéria-prima e dos produtos finalizados. Além disso, a entrada da Eco-Oficina foi projetada para funcionar como uma mini-loja, onde serão expostos e comercializados os bonecos de pelúcia e o artesanato de Barra de Mamanguape, produzidos por artesãos da comunidade, como artefatos em quenga e fibra de coco e doces caseiros.

“O projeto arquitetônico, desenvolvido pela arquiteta Andréa Araújo, lançou mão de elementos típicos das construções locais, garantindo assim uma harmonia entre o novo prédio e a identidade visual deste lugarejo”, ressaltou Cláudia Louro Barbosa, coordenadora da Eco-Oficina.

Na construção do prédio foi investido mais de R$ 72 mil reais. Recursos provenientes da parceria entre as fundações Mamíferos Aquáticos (FMA), O Boticário de Proteção à Natureza e Interamericana. A primeira instituição executa o Projeto Eco-Oficina e as duas últimas o apóiam. O Projeto conta ainda com a participação do Centro Mamíferos Aquáticos/Ibama e da Petrobras, que é patrocinador oficial do Projeto Peixe-Boi.

A Eco-Oficina Peixe-Boi & Cia objetiva promover o desenvolvimento socioambiental das comunidades do entorno, divulgar o projeto de conservação das duas espécies de peixes-bois e gerar recursos para investimento nas ações do Projeto Peixe-Boi. Para a fabricação dos bonecos é usada mão de obra exclusivamente local, com geração de empregos formais para as mulheres das comunidades próximas à Barra de Mamanguape, cujas opções de trabalho nos locais onde moram se restringem a marisqueira ou empregada doméstica, ambas funções informais, que não oferecem o mínimo de garantia trabalhista.

Antes de serem contratadas, as mulheres são capacitadas pelo Sebrae, um dos parceiros da Eco-Oficina. Doze jovens já aprenderam corte e costura e a manejar máquinas profissionais. Outras 24 mulheres, com idade entre 16 anos e 40 anos, já estão sendo capacitadas esse ano e, até o final de 2006, mais 24 jovens da localidade também estarão com o curso concluído.

Hoje, trabalham na Eco-Oficina sete mulheres. A perspectiva, com o funcionamento da nova sede e com a ampliação das vendas, é aumentar para 22 o número de funcionárias, até outubro de 2006. Somente no primeiro semestre deste ano, a produção dos bonecos atingiu a marca de mais cinco mil unidades.
“Os nossos bonecos estão recebendo o selo do Inmetro. Eles foram encaminhados para o Instituto Falcão Bauer de Qualidade e aprovados nos testes de qualidade. A certificação está garantida, estamos esperando apenas a liberação burocrática”, atesta a presidente da FMA, Denise Castro.

A Eco-Oficina é o único local no Brasil que produz os bonecos de pelúcia alusivos as duas espécies de peixes-bois. São fabricados bonecos em três cores – rosa, cinza e preto – e em seis tamanhos diferentes e em datas comemorativas são lançadas edições limitadas de produtos com novas modelagens.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Luís Boaventura)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.