Panorama
 
 
 
 

ESTUDO DEMONSTRA BOAS CONDIÇÕES PARA O USO DAS TRILHAS ECOLÓGICAS DA FLORESTA NACIONAL DE IPANEMA

Panorama Ambiental
Iperó (SP) – Brasil
Dezembro de 2005

(08/12/05) - Estudo demonstra boas condições para o uso das três trilhas ecológicas da Floresta Nacional de Ipanema, unidade de conservação de uso sustentável, administrada pelo Ibama, em Iperó, no interior de São Paulo. O trabalho, realizado pelo professor doutor Henry Lesjak Martos e sua orientanda Tatiana Pezzotta, enfatiza que “a vegetação do entorno das trilhas ecológicas se apresenta em bom estado de conservação, sendo assim uma grande fonte de atratividade das trilhas, principalmente na Afonso Sardinha, que mostra uma grande variedade de espécies, como uma grande figueira, uma paineira centenária e um cacto mandacaru majestoso. Quanto à Capacidade de Carga, mostra uma grande capacidade de recepção ao público, sendo que o valor obtido (507 pessoas ao dia) é maior do que o número de visitantes que o local recebe diariamente.”

Os autores ressaltam também que “nas trilhas e em seus caminhos de acesso, não se encontram algumas infra-estruturas que seriam necessárias, como sanitários, lixeiras, fontes de água potável, placas de orientação e equipamentos de auxílio, que se tornam importantes no cálculo de Capacidade de Carga Efetiva”. “Esse é um ponto interessante do estudo”, afirma a analista ambiental Fabiana Bertoncini, chefe da Floresta Nacional de Ipanema, “e um dos principais focos de discussão da Câmara Técnica de Uso Público: como uma unidade de conservação de uso sustentável, que tem como objetivo a conservação da biodiversidade, pode dotar essa área, que é sua principal fonte de arrecadação, com a infra-estrutura necessária, sem causar grandes impactos ao meio ambiente e tornando mais confortável as caminhadas dos visitantes?”

A Capacidade de Carga é um conceito que se utiliza para determinar o nível de atividade humana que um local pode receber sem que haja efeitos adversos à comunidade residente ou na qualidade da experiência dos visitantes. “Em outras palavras”, dizem os autores, “capacidade de carga é a característica e quantidade de pessoas que um local pode suportar, por um determinado período de tempo, sem causar danos ao ambiente, ou na satisfação do usuário.”. A metodologia utilizada por Henry Lesjak Martos e Tatiana Pezzotta foi desenvolvida por Cifuentes, especificamente para o calculo da capacidade de carga em áreas protegidas. Os autores também se utilizaram de outras fontes, que indicam a capacidade de carga em três níveis: o físico, o real e o efetivo. A capacidade de carga física é o limite máximo de visitantes que podem ocupar um espaço definido num determinado tempo. A capacidade de carga real é obtida com a correção do valor da Capacidade de Carga Física, considerando-se as variações ambientais, físicas, ecológicas e de manejo. E a Capacidade de Carga Efetiva é o limite máximo de visitas permissíveis segundo a capacidade de manejo da área.

Natal e Ano Novo sem visitação

A Floresta Nacional de Ipanema, unidade de conservação de uso sustentável, administrada pelo Ibama, em Iperó, interior de São Paulo, permanecerá fechada aos visitantes nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1o de janeiro. Fora desse período, continuará recebendo turistas de terça a domingo, das oito às 17 horas, com taxa de visitação a R$ 3,00 por pessoa.

Aberta a visitação desde 1997, com uma média de três mil visitantes/mês, a Floresta Nacional de Ipanema oferece caminhadas em três trilhas ecológicas – Afonso Sardinha, Pedra Santa e Foz do Rio Verde -, que permitem que se conheça o sítio arqueológico com as ruínas do forno de Afonso Sardinha, de 1589, reconhecido como a primeira tentativa de fabricação de ferro em solo americano; a Pedra Santa, uma fenda rochosa na qual morou o monge eremita Giovanni Augustini, entre 1844 e 1852, e se tornou um local de peregrinação de todas as religiões; o Monumento a Varnhagen, um mirante do qual se pode observar os vários municípios da região e que originalmente foi construído para receber os restos mortais de Francisco Adolfo de Varnhagen, o primeiro pesquisador da história do Brasil, que nasceu em Ipanema em 17 de fevereiro de 1816; e o patrimônio natural, com espécies florísticas e faunísticas da floresta estacional semidecidual, cerrado, várzea e os ecossistemas associados. Também está aberto à visitação o sítio histórico cultural da Real Fábrica de Ferro de Ipanema, com os prédios remanescentes do primeiro empreendimento industrial brasileiro, que fabricou ferro e aço entre 1811 e 1895, fundindo, entre outros, as armas da Guerra do Paraguai e reconhecido como o berço da siderurgia nacional.

Alguns programas, como o Roteiro Florestal, que permite que se conheçam as atividades do Viveiro de Espécies Florestais, que produz mudas de essências nativas; o Projeto Arboreto Pau Brasil, implantado em 2000, para a produção de sementes de pau brasil, jequitibá rosa (ou vermelho) e ipê amarelo; e os projetos de recomposição ambiental em APPs – Áreas de Preservação Permanente, como matas ciliares, somente são oferecidos de terça a sexta-feira, durante todo o ano. A trilha ecológica Foz do Rio Verde permanece fechada no verão, por estar numa área de várzea, que fica inundada na temporada de chuvas.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Janete Gutierre)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.