Panorama
 
 
 
 

FESTIVAL DO SÃO FRANCISCO BUSCA UNIR POPULAÇÃO EM TORNO DO PROJETO DE REVITALIZAÇÃO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

01/12/2005 - Começou hoje, e vai até domingo (4), em três estados do Nordeste, o 1º Festival Ecocultural sobre a Revitalização do Rio São Francisco. Segundo o coordenador do Programa de Revitalização do Rio São Francisco, do Ministério do Meio Ambiente, Maurício Laxe, o objetivo é unir a população local em torno do projeto, estimular e desenvolver processos educativos de preservação do rio.

As atividades, que incluem o lançamento do Plano de Desenvolvimento do Turismo Sustentável do Baixo São Francisco, serão desenvolvidas nas cidades de Paulo Afonso, na Bahia, Delmiro Gouveia e Piranhas, em Alagoas, e Canindé do São Francisco, em Sergipe. O festival é uma realização dos ministérios do Meio Ambiente e da Cultura, com apoio de outras pastas e diversos órgãos, além dos governos estaduais.

Em entrevista à Rádio Nacional AM, Maurício Laxe disse que o festival dá início a um processo de mobilização na região do Vale do São Francisco, integrando toda a comunidade em torno do processo de revitalização. "Além de uma prestação de contas, é uma demonstração das ações que já estão em curso para revitalização de toda a bacia. São mais de 30 iniciativas já em andamento", informou. Segundo ele, isso significa participação social, que tem que fazer parte do processo de revitalização, um processo previsto para 20 anos.

Ele observou que a sociedade já vem se mobilizando pela revitalização. "O festival envolve quatro cidades na conjunção dos estados de Alagoas, Sergipe e Bahia. E têm vindo pessoas de toda a região. De Minas Gerais, do médio, do submédio, do baixo São Francisco". Laxe disse que o evento deve reunir de duas mil a três mil pessoas, representando toda a bacia do São Francisco. Elas vão participar de discussões, não só do ponto de vista cultural, mas também de minicursos de capacitação, de simpósios e seminários.

De acordo com Laxe, está prevista a realização de um festival ecocultural da revitalização do São Francisco a cada dois anos.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Geysa Albuquerque

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.