Panorama
 
 
 
 

FUNAI DELIMITA MAIS UMA ÁREA PARA OS GUARANI-KAIWÁ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

09/12/2005 - A Funai concluiu a identificação e delimitação da Terra Indígena Taquara, situada no Município de Juti, Mato Grosso do Sul. O presidente da Fundação, Mércio Pereira Gomes, acolheu os estudos de identificação realizados pelo antropólogo Levi Marques Pereira e autorizou a publicação dos resultados no diário Oficial da União.

Os trabalhos de identificação foram iniciados pela Portaria nº 1.176/Pres, de 23 de dezembro de 1999, mas os trabalhos foram interrompidos até que um novo técnico fosse nomeado. Apesar do atraso na identificação da terra indígena, agora finalmente os Kaiwáde Taquara detêm a posse e usufruto de uma área de 9.700 hectares.

Os Kaiwá são um povo do tronco Tupi, da família lingüística Tupi-Guarani, que no Brasil engloba também os Nhandeva e os M'Byá. Hoje, os Kaiwá ocupam pequenas aldeias situadas em uma faixa de terra, com cerca de 150 quilômetros de cada lado da linha da fronteira entre o Brasil e o Paraguai, país onde são denominados Pãi Tavyterã.

A região é um território historicamente ocupado pelos índios e é por eles denominada de tetã. Estudos históricos atestaram que os atuais Kaiwá, por ocasião do Tratado de Madri em 10000-60, já se encontravam no território que hoje ocupam.

Tradicionalmente, os Kaiwá são agricultores de floresta tropical. Praticam a caça, como principal fonte de proteína, e a pesca e a coleta, como atividades subsidiárias. O calendário de desenvolvimento das atividades produtivas está relacionado ao calendário das festas e rituais religiosos e são baseados, também, na relação de parentesco e aliança. Além de milho e mandioca, os Kaiwá cultivam amendoim, feijão, cana-de-açúcar, cará, batata e algumas frutas, como manga, laranja e banana.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.