Panorama
 
 
 
 

IBAMA LANÇA PUBLICAÇÃO SOBRE MANEJO DA VÁRZEA DA BACIA AMAZÔNICA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

(7/12/05) - O ProVárzea lançou hoje na sede do Ibama, em Brasília, uma série de publicações que abordam projetos inovadores de manejo dos recursos naturais da várzea da Região Amazônica. A coleção é formada por cinco volumes que abordam a gestão dos recursos pesqueiros e florestais, diversidade socioambiental, desenvolvimento rural sustentável e questão fundiária.

A várzea da Bacia Amazônica é meio de vida para mais de 1,5 milhão de ribeirinhos e ocupa 300 mil km2, cerca de 6% da superfície da Amazônia Legal. Estima-se que 3 mil tipos de peixes habitem nessa área, dos quais 200 têm sido explorados comercialmente.

No evento de lançamento, o presidente do Ibama, Marcus Barros, afirmou que essas cinco publicações exemplificam como o ribeirinho pode utilizar os recursos naturais da várzea sem destruir o meio ambiente. “Pra nós, socioambientalistas, que lutamos por essa integração, essas iniciativas soam como música”. Segundo Barros, áreas de várzea são recursos importantíssimos para o desenvolvimento de qualquer nação. “Exemplo disso foram os egípcios que, com uma área de várzea até menor do que a nossa, conseguiram construir uma civilização daquele porte”, concluiu.

Pesca - Na área dos recursos pesqueiros, as publicações lançadas foram duas: a cartilha “A Pesca na Região Amazônica”, que apresenta um retrato da atividade ao longo da calha do Rio Solimões/Amazonas e o livro “Gestão do Uso dos Recursos Pesqueiros na Amazônia”, que por sua vez, descreve o desenvolvimento pesqueiro na Amazônia, narrando conflitos históricos e discutindo processos participativos de gestão e mediação de conflitos como alternativas para a melhoria da atividade.

Segundo Mauro Ruffino, coordenador do ProVárzea e autor da segunda publicação, a gestão compartilhada dos recursos pesqueiros, de fato, é um via eficiente de melhoria da Região. “Ambas as publicações tentam detalhar como acontecem esses processos e dão dicas pra quem quiser adota-los”.

Quem quiser receber as publicações pode enviar um e-mail para a assessoria de comunicação do ProVárzea (ascom@provarzea.ibama.gov.br) ou fazer um download na página do projeto: www.ibama.gov.br/provarzea.

As outras obras lançadas na solenidade foram:

“Diversidade Socioambiental nas várzeas dos rios Amazonas e Solimões”. Organizado pela antropóloga Deborah Lima, o livro é resultante de um dos estudos estratégicos executado pelo ProVárzea por meio de uma pesquisa de campo realizada em 20 municípios às margens do Amazonas e Solimões. As pesquisas abordam o modo de vida dos moradores e incluem um mapeamento das instituições que os assistem.

“Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Parintins”. Organizado pelo consultor Raul Couto, este livro representa o esforço do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável do município de Parintins na construção do Plano de Desenvolvimento Rural Sustentável, tendo sido elaborado com a participação das comunidades rurais e das organizações governamentais e não governamentais do setor.

“A Questão Fundiária e o Manejo dos Recursos Naturais da Várzea: Análise para a elaboração de Novos Modelos Jurídicos”. Escrito por José Helder Benatti e colaboradores, a publicação expõe uma análise dos aspectos legais de referência para a várzea amazônica, sobre questões de dominialidade, conceito e natureza jurídica da várzea; identifica os diferentes tipos de apropriação da terra e suas implicações sobre o uso dos recursos naturais renováveis da várzea amazônica em quatro áreas de estudo: no Estuário, Baixo Amazonas e Médio Solimões.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Luiz da Motta)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.