Panorama
 
 
 
 

IBAMA LICENCIA HIDRELÉTRICA PAULISTAS PARA LEILÃO DE ENERGIA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

(06/12/05) – A Hidrelétrica Paulistas com 52,5 MW de potência ganha licença prévia do Ibama e poderá participar do leilão de energia do novo modelo do setor elétrico a ser realizado no dia 16.

O presidente do Ibama, Marcus Barros, assinou hoje a licença que autoriza a instalação da Hidrelétrica Paulista, no rio São Marcos, na divisa entre os estados de Minas Gerais e Goiás.

Paulistas é a segunda das três hidrelétricas que dependem de autorização do Ibama para ir a leilão. A primeira foi de Simplício (323 MW) no rio Paraíba do Sul, entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais. Falta concluir a análise do pedido de licenciamento de Ipueiras (480 MW), no Rio Tocantins.

O Ministério de Minas e Energia pretende leiloar 17 usinas. À exceção das duas já licenciadas e de Ipueiras que são de competência do Ibama, 14 dependem de autorização de órgãos de meio ambiente dos estados.

A validade da licença para Paulistas é de dois anos. O empreendedor pode usar o prazo integral ou antes dos 24 meses entrar com pedido de nova licença, a de instalação que dá direito a iniciar a obra, desde que cumpra as seis condicionantes gerais e as 27 específicas. Entre elas, constam a criação do programa de recuperação de áreas degradadas, de subprogramas de apoio à reinserção das populações diretamente atingidas pela hidrelétrica e a ampliação do programa de conservação de fauna aquática.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Sandra Sato)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.