Panorama
 
 
 
 

IBAMA REALIZA SEMINÁRIO SOBRE A CONSERVAÇÃO DA FAUNA DA BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

(05/12/05) – A Diretoria de Fauna e Recursos Pesqueiros (Difap) do Ibama realiza de amanhã (06) a quinta-feira (08) no Auditório da CHESF em Recife/PE, o 1º Seminário sobre Conservação e Manejo de Fauna Silvestre na Bacia Hidrográfica do São Francisco (BHSF). O evento é financiado pela Secretaria Executiva do Ministério do Meio Ambiente (SECEX/MMA), com recursos do Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco.

O seminário tem como objetivo apresentar e reunir as informações técnicas levantadas pelos diferentes grupos de pesquisa em conjunto com representantes de órgãos governamentais e de vários segmentos da sociedade, bem como traçar diretrizes e prioridades de ação para a conservação da fauna da Bacia do Rio São Francisco.

Na oportunidade será apresentado por pesquisadores da região, um panorama das informações hoje disponíveis sobre a fauna silvestre que ocorre na BHSF, desde invertebrados até anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Além de palestras e apresentações, serão exibidos os projetos de levantamento e conservação da fauna regional aprovados pelo Programa de Revitalização da Bacia do São Francisco, sob responsabilidade da Coordenação Geral de Fauna e dos Centros Especializados do Ibama que trabalham com a fauna silvestre como o Centro de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios (RAN), o Centro Nacional de Pesquisa das Aves Silvestres (CEMAVE), o Centro Nacional de Pesquisas para a Conservação de Predadores Naturais (CENAP) e o Centro de Proteção de Primatas Brasileiros (CPB).

Serão ainda levantados os principais problemas para a conservação da fauna silvestre na região, identificando prioridades de pesquisa que possam subsidiar a proposição, implementação e mesmo o aprimoramento das políticas públicas destinadas a conservação e revitalização de áreas naturais ao longo da bacia do Rio São Francisco. Neste primeiro momento, serão definidas as diretrizes e protocolos metodológicos que guiarão os trabalhos sobre assunto nos próximos 2 anos e que culminará na finalização de um plano de ação para o manejo e conservação da fauna da Bacia do São Francisco em 2007.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.