Panorama
 
 
 
 

IBAMA/RN REALIZA OFICINA PARA APRESENTAR PROGRAMA DE AGENTE AMBIENTAL VOLUNTÁRIO

Panorama Ambiental
Natal (RN) – Brasil
Dezembro de 2005

(07/12/05) - A Gerência Executiva do Ibama/RN, com o apoio da Usina Estivas, está realizando desde ontem (06), na Estação Ecológica do Seridó, a oficina "Agentes Ambientais Voluntários (AAV) - diretrizes e implantação", para informar à sociedade como será esse programa já iniciado em outros estados.

A estação fica situada no município de Serra Negra do Norte e é uma Unidade de Conservação (UC) representativa do bioma da Caatinga. O gerente-executivo, Alvamar Queiroz, vai aproveitar a oficina para informar também como funciona o Conselho Gestor do Ibama/RN.

O artigo 225 da Constituição prevê a participação da sociedade na questão ambiental. A idéia do Programa "Agente Ambiental Voluntário" é fazer com que o cidadão comum possa começar a se inserir nos processos tanto de fiscalização quanto de educação ambiental.

O seu objetivo é chamar a sociedade organizada a compartilhar com as instituições públicas a questão ambiental. No Rio Grande do Norte, o Ibama dispõe hoje de somente 38 fiscais para vasculhar, por exemplo, os 400 quilômetros da costa.

Na oficina será apresentada a maneira como o programa AAV é desenvolvido e trabalhado pelo Ibama no estado. Para isso, a chefia da Estação Ecológica do Seridó foi acionada e convocou as entidades e instituições mais representativas que atuam no entorno desta UC, como o Incra, algumas paróquias dos municípios vizinhos, ONGs e a Pastoral da Terra, que podem servir como multiplicadores do programa.

Num segundo momento, às pessoas pertencentes a essas entidades que se ajustarem aos procedimentos do Ibama, será dado treinamento - um curso de 45 horas - quando realizariam, por exemplo, autos de constatação incidindo sobre os problemas que estejam ocorrendo na região onde os agentes ambientais moram. "Nós estamos batalhando para que possamos atender também a populações de outros municípios que não têm Unidade de Conservação", informa o coordenador do Programa AAV no estado, Claudius Monte.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Cláudio Alves da Silva)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.