Panorama
 
 
 
 

IBAMA UNIFICA SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PARA FACILITAR CONSULTA PELA SOCIEDADE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

(02/12/05) - O responsável pela Coordenação Geral de Zoneamento e Monitoramento Ambiental (CGSAM/Dipro/Ibama), Francisco Oliveira, informou ontem que o Ibama trabalha para unificar os sistemas de informatização da Casa. Objetivo é tornar mais amigável o acesso interno e externo às informações, canalizando-as numa linguagem e forma organizadas e sistematizadas, para facilitar a consulta pelos cidadãos, seja por servidores do Ibama das várias regiões do País, seja por parte de cidadãos comuns.

Oliveira falou sobre o tema durante palestra no I Encontro Nacional dos Chefes da Divisão de Fiscalização, em Brasília. Quarenta chefes de Dicof participam do evento, que termina hoje (02/12) e se propõe a equacionar dificuldades e integrar ações entre os servidores dos vários estados.

Com a unificação, em curso, hoje, estados compartilham dados sobre áreas de reserva legal, de preservação permanente, facilitando o controle da origem da madeira extraída ilegalmente. “Ainda há certa dificuldade de acesso à informação, o que, evidentemente, deve ser superado”, explica Oliveira. Segundo ele, na sociedade democrática, as informações públicas devem ser oferecidas livremente e de forma clara. O diretor informa que, além da veiculação integrada e organizada dos bancos de dados do Ibama, há a possibilidade de que outros Ministérios e órgãos compartilhem informações em rede. “Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), por exemplo, já manifestaram o desejo de trocar informação conosco”, adianta Oliveira.

O coordenador acrescenta que o Ibama está investindo paralelamente no refinamento das informações. Assim como os satélites desenvolvidos por Ibama, Inpe e Serviço Florestal Americano, que identificam zonas de desmatamento e focos de incêndio, Ibama pretende fornecer imagens de satélite precisas, por município (por ora, três estados usufruem delas - Mato Grosso, Pará e Amapá).

Com isso, evitam-se equívocos de localização geográfica, além de reincidências. O órgão planeja ir mais longe, oferecendo informações detalhadas sobre autos de infração. Em breve, assim como se acha o fogo nos mapas, será possível localizar pontos exatos de propriedades rurais multadas, além do histórico da infração e da cobrança. “Em breve, todos os estados poderão acessar os dados. Informação é um direito e, por ele, devemos trabalhar”, finalizou Oliveira.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.