Panorama
 
 
 
 

IRMÃOS DE DOROTHY CONFIAM NA JUSTIÇA DO BRASIL

Panorama Ambiental
Belém (PA) – Brasil
Dezembro de 2005

08/12/2005 - David e Margarida Stang, irmãos de Dorothy Stang, chegaram nesta quinta a Belém, no Pará, para acompanhar o julgamento dos acusados pelo assassinato da missionária no dia 12 de fevereiro, em Anapu. “Nós temos um grande respeito pelo governo brasileiro e estamos muito agradecidos pelo fato de haver um julgamento. Acho que esse é um grande começo para o Brasil”, disseram em entrevista coletiva realizada hoje, referindo-se à impunidade existente em outros casos semelhantes. “Estamos confiantes que esse País vai tentar fazer Justiça”.
Margarida Stang disse ter conhecido de perto as ameaças sofridas por Dorothy.
“Em 1986 eu fui visitar Dorothy em Altamira e, quando estávamos almoçando em um restaurante, um fazendeiro aproximou-se da mesa e disse `eu vou te pegar’”, contou. David Stang afirmou não estar preocupado com a estratégia anunciada pelos advogados de defesa dos acusados Rayfran das Neves Sales, o Fogoió, e Clodoaldo Batista, de tentar desmoralizar Irmã Dorothy, mostrando-a como uma desordeira e criminosa.
“O que mais você pode esperar do advogado de defesa?”, questionou.
Por outro lado, Padre Amaro, da CPT de Anapu e amigo de Irmã Dorothy, foi menos diplomático. “Eu me sinto indignado com a Justiça do Brasil, principalmente com a Polícia Civil que negou proteção a Dorothy”, afirmou. “Dorothy morreu defendendo os PDS (Projetos de Desenvolvimento Sustentável do Incra) que são uma proposta do governo. E, até hoje, o governo não resolveu os conflitos existentes nos PDS de Anapu”, disse. A representante especial do Secretariado Geral das Nações Unidas para os Defensores dos
Direitos Humanos, Hina Jilani, teve nesta manhã uma audiência pública com representantes de ONGs e movimentos sociais. Durante cerca de três horas ela ouviu relatos de parentes de trabalhadores rurais assassinados, ativistas dos direitos humanos ameaçados, defensores dos direitos das mulheres, homossexuais, negros e indígenas. Nesses relatos, contaram-se histórias de violência, perseguições, assassinatos, conflitos de terra, devastação ambiental, realização de grandes obras públicas sem consultas às comunidades afetadas e contaminação do meio ambiente e da população por grandes empresas mineradoras.

Hina Jilani elogiou a vitalidade e força dos movimentos sociais brasileiros. Ela disse ainda não saber que recomendações fará ao governo brasileiro ao final de sua viagem, que começou ontem em Marabá e continua por Recife, Salvador, São Paulo e Florianópolis. “Mas uma recomendação que sempre faço é que é essencial proteger os defensores dos direitos humanos, não apenas diretamente, mas também garantindo um ambiente favorável para o desempenho de suas funções. Creio que isso poderá garantir um crescimento ainda maior dos movimentos sociais no Brasil”.

 
 
Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.