Panorama
 
 
 
 

MONTIEL DEFENDE CRIAÇÃO DA CARREIRA DE FISCAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

(01/12/05) - O diretor de Proteção Ambiental do Ibama, Flávio Montiel, defendeu ontem a criação de uma carreira exclusiva de fiscal ambiental no órgão. Como hoje a carreira não existe e a atividade envolve risco de morte, muitos servidores que atuam como fiscais (admitidos, porém, como analistas ambientais) acabam trocando de área dentro da Casa, deixando a fiscalização permanentemente vulnerável em termos de disponibilidade e capacitação profissional.

Quando isso ocorre, todo o investimento feito pelo Ibama na capacitação desses profissionais em fiscalização se perde. É preciso abrir o cofre de novo para capacitar outros que, amanhã, podem também abandonar a atividade.

Montiel defende não só a criação da carreira, mas a adoção de salários em patamares condizentes com a especialização e o grau de periculosidade da atividade, acrescido de gratificações e outros benefícios. “Precisamos motivar o servidor a continuar na carreira de fiscal. De outro lado, é necessário que a lei assegure a possibilidade de que técnicos possam estar aptos a exercer a função de fiscal, não como funcionário de carreira, mas como colaborador”.

Montiel defendeu a proposta durante o I Encontro Nacional de Chefes da Divisão de Fiscalização do Ibama (Dicof), no hotel Phenícia, em Brasília. Quarenta chefes de Dicof estão presentes ao evento, que termina nesta sexta-feira.

O Ibama possui, hoje, 1.675 servidores que atuam como fiscais no País. Todos foram nomeados por portaria. A maioria está na região Norte, vitimada por desmatamento na Amazônia Legal. São 609 fiscais. Em segundo lugar, com 391 fiscais, vem a região Nordeste, famosa pelas tentativas de escoamento do tráfico internacional de animais retirados nas florestas brasileiras. Depois vem o Sudeste, com 249; Sul, com 188 e Centro-Oeste, com 167.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Rubens Amador)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.