Panorama
 
 
 
 

MOVIMENTO INDÍGENA APONTA AVANÇOS E DESAFIOS EM CONFERÊNCIA

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2005

08/12/2005 – Representantes de comunidades indígenas dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro puderam expor seus problemas na 7ª Conferência Regional dos Povos Indígenas, que está sendo realizada até sábado em São Vicente, litoral paulista. Nos debates ficou evidente que a região de São Paulo é a que mais necessita de avanços. As áreas de saúde, educação e regularização fundiária foram destaque nos grupos de discussão.

Karai Mirï Joel representa 83 índios que fazem o curso de nível superior de formação de professores indígenas na Universidade de São Paulo (USP) e alega que esta parceria é bastante importante para que seja instituída a educação bilíngüe em mais aldeias. Ele relata que participam deste programa 28 comunidades do estado de São Paulo. "Estas pessoas fizeram magistério durante dois anos. Após isso, o primeiro critério é que elas tenham automaticamente vagas na USP. A Constituição garante isso e é obrigação do Estado dar esta oportunidade". Para ele, hoje há mais preocupação de resgatar a cultura indígena. "Na capital há cinco etnias, algumas delas perderam seus costumes e crenças e só agora estão resgatando isso".

Joel observa que a Fundação Nacional do Índio (Funai) e as comunidades estão trabalhando para que os índios tenham uma educação bilíngüe nas aldeias, a fim de preservar a língua materna e ensina-los a língua portuguesa, também por uma questão de sobrevivência. "Nós estamos correndo atrás dos nossos direitos, que estão garantidos por lei. E buscando parcerias com os órgãos competentes senão nada acontece".

Ele defende que é preciso um equilíbrio em todas as áreas para melhorar a qualidade de vida das comunidades. E afirma que na questão da saúde faltam recursos, já que os índios estão pegando doenças do homem branco e o pajé não tem condições de curar algumas delas, então, é preciso, procurar ajuda fora. "Não existe educação diferenciada adequada para as comunidades. Mesmo que seja implantada nas escolas a educação interdisciplinar, com professores indígenas, ainda faltam recursos".

Poty Porã, vice-diretora da escola estadual indígena Djekupé da aldeia do Pico do Jaraguá, na capital paulista, diz que a evolução da educação é uma coisa muito recente e ainda em adaptação. Mas ressalta que as escolas indígenas podem fazer seu plano político pedagógico e que os alunos de 7 anos já são capazes de falar as duas línguas. Ela explica que nas aldeias os professores procuram formas de trabalhar o conteúdo programático das escolas utilizando recursos indígenas, como colares para ensinar matemática.

A vice-diretora observa que algumas questões de saúde, na verdade, são educacionais por causa de falta de informação, como, por exemplo, o que aconteceu há um tempo em diversas aldeias em que muitas crianças estavam ficando desnutridas porque as mães não davam os alimentos saudáveis. "A gente está melhor do que estava antes, mas pretende ter ainda uma melhor qualidade de vida".

O cacique Veramirï, 93 anos, atualmente mora em uma aldeia em Angra dos Reis (RJ), onde vivem cerca de 400 pessoas e, para ele, a vida é tranqüila e está satisfeito com isso. Ele comemora os avanços de sua comunidade e diz que as dificuldades foram apenas iniciais, quando começaram habitar as terras em que estão instalados. Ele destaca que, apesar de a terra ser improdutiva, há bastante espaço para a comunidade 2.105 hectares. "Lá não tem invasão nem intruso", enfatiza.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Melina Fernandes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.