Panorama
 
 
 
 

OFICINA DE RECICLAGEM DESENVOLVE CONCEITOS SOBRE MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2005

02/12/2005 - A Secretaria de Meio Ambiente do Estado – SMA, por meio de sua Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental – CPLEA, realizou nesta sexta-feira (2/12) a oficina "Meio Ambiente e Reciclagem", para atender uma necessidade das ONG's – Organizações Não-Governamentais, que há tempos solicitavam um treinamento com este enfoque.
José Jorge
Para realizar esta oficina a equipe do PROAONG – Programa de Apoio as ONG's, solicitou apoio da Tetra Pak, empresa que atua na produção e reciclagem de embalagens longa vida e que realiza em escolas um amplo trabalho de educação ambiental, voltado à reciclagem de resíduos sólidos. Para desenvolver uma oficina direcionada para as ONG's a Tetra Pak convidou a doutora Rachel Negrão, docente e pesquisadora da UNICAMP e que realiza oficinas de conscientização ambiental e sustentabilidade em
José Jorge
empresas. Foi este grupo de técnicos que concebeu o projeto piloto de oficina que, ao final do dia, será avaliado pelos participantes. Os participantes foram estimulados a usar a razão e a emoção durante todo o trabalho. Logo no início ouviu-se a poesia de Carlos Drummond de Andrade "O Homem e suas Viagens", levando as pessoas à concentração em si mesmas.

Recuperando a técnica ancestral de reunir-se em círculo para a realização de trabalhos em grupo e pontuando as diferenças entre diálogo e discussão, Negrão introduziu o tema da Percepção Sistêmica, a partir da identificação de pontos em comum e de inter-relações existentes entre fatos diversos da realidade de cada um. Dessa forma, foi possível induzir os participantes a verem-se como parte integrante desta realidade, tanto como co-autores, quanto como produtores.

"Utilizando recursos variados como data-show, computador, slides, músicas, fotos, cartolinas, tintas, jogos e cartazes, as atividades são desenvolvidas de forma dinâmica e muito participativa, o que facilita o entrosamento do grupo e contribui para a construção coletiva dos conceitos" salientou Negrão.

No decorrer dos trabalhos foram abordados temas como a Percepção do Estado do Mundo, Ecologia Interior, Visão de Futuro, Conceitos de Desenvolvimento Sustentável e Embalagem Longa Vida como Experiência de Promoção da Sustentabilidade. Além da realização de jogos cooperativos a oficina contou ainda com uma Oficina de Idéias, possibilitando o planejamento da ação de cada um na construção da sustentabilidade.

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa
Fotos: José Jorge
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.