Panorama
 
 
 
 

PARA MINISTRO, É HORA DE PASSAR À AÇÃO NO PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO SÃO FRANCISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

09/12/2005 – Para o ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, é hora de encerrar a discussão sobre o projeto de integração do São Francisco às bacias do Nordeste setentrional. Ciro disse hoje (9) que é preciso partir para a execução do projeto. "Nós temos pressa e eu acho que chegou a hora de encerrarmos a discussão e passarmos à execução", afirmou, durante seminário para discutir a proposta de integração do Rio São Francisco.

O seminário é o último realizado pelo governo federal para apresentar o projeto e ouvir a opinião da sociedade civil e dos governos estaduais do Nordeste. Ciro afirmou que, mesmo com o encerramento da discussão, ainda há espaço para a apresentação de críticas e sugestões. "A orientação do presidente Lula é basicamente a de trabalharmos um projeto que não se pretenda dono da verdade em nenhum dos seus ângulos", disse.

Para o ministro, o maior inimigo do projeto é "a desinformação e o preconceito". Como exemplo da disposição em manter aberto o diálogo com a sociedade, o ministro afirmou que participará na segunda-feira (12) de um debate sobre o tema promovido pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB).

O ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Jaques Wagner, reconheceu que dificilmente o governo conseguirá consenso sobre o projeto. "O consenso nem sempre é possível, é possível uma aproximação. A riqueza do pensamento é essa mesmo, nós podemos ter pluralidade. E o governo ouvindo a sociedade, com a sociedade faz escolhas", afirmou.

O debate sobre a integração do São Francisco foi retomado após greve de fome feita pelo bispo Luís Flávio Cappio contra a iniciativa do governo, entre setembro e outubro, sob a alegação de que não tinha havido consultas públicas a respeito do projeto. Segundo Jaques Wagner, o bispo deve ser recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no próximo dia 15.

Para que o projeto possa ser executado, o governo depende ainda da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre duas liminares que suspenderam o início das obras, além da concessão da licença de instalação por parte do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Cecília Jorge

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.