Panorama
 
 
 
 

PARLAMENTARES CONHECEM AÇÕES DO PROGRAMA PILOTO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

08/12/2005 - Resultados do Programa Piloto para Proteção das Florestas Tropicais do Brasil foram apresentados, nesta quarta-feira (07), em audiência na Câmara dos Deputados. Para a secretaria de Coodenação da Amazônia, do Ministério do Meio Ambiente, Muriel Saragoussi, que participou da audiência como expositora, políticas públicas como os planos Amazônia Sustentável e de Combate e Controle ao Desmatamento "bebem na fonte do Programa Piloto, que tem um histórico de boas experiências".
Entre as ações apresentadas pela secretária da Amazônia do MMA, Muriel Saragoussi, estão: iniciativas promissoras de manejo florestal, capacitação da população local, melhora da sustentabilidade dos povos indígenas, fortalecimento das populações ribeirinhas nas vázeas na região central da bacia amazônica, criação de corredores ecológicos para preservação da biodiversidade, articulação institucional das organizações não-governamentais que atuam na Mata Atlântica e, ainda, a elaboração de mapas temáticos das reservas extrativistas.
O conselheiro-chefe do Departamento de Cooperação Técnica e Financeira da Embaixada da Alemanha, Rainer Willingshofer, destacou o saldo positivo do projeto. "Constamos grandes avanços de planejamento, como na área de influência da BR-163", disse. "Estamos incentivando iniciativas sustentáveis. Já foram investidos US$ 400 milhões de dólares e, em 2005/2006, o governo alemão já disponibilizou 60 milhões de Euros", afirmou Willingshofer, também membro do Comitê de Doadores do programa.
Para a presidente do Grupo de Trabalho Amazônico (GTA), Maria Araújo de Aquino, a importância do Programa Piloto é medida pela sua capacidade de trazer a pauta do desenvolvimento sustentável amazônico para a sociedade brasileira. "Isso possibilita a participação concreta dos atores locais e empodera as comunidades para atuar na construção de políticas públicas", ressaltou.
De acordo com a deputada Maria Helena (PSB/RR), autora do pedido para realização do debate na Câmara, juntamente com o MMA, o parlamento deve acompanhar as ações do governo brasileiro e dos países doadores.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aida Feitosa)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.