Panorama
 
 
 
 

POVOS INDÍGENAS DEBATEM REGULARIZAÇÃO DE TERRAS NO QUINTO DIA DE CONFERÊNCIA REGIONAL

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2005

08/12/2005 – Seguiu hoje (8), em São Vicente, litoral paulista, o quinto dia de encontro da 7ª Conferência Regional dos Povos Indígenas, com enfoque nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. Nas reuniões de hoje foram discutidos os assuntos relacionados à gestão territorial, ambiental e regularização fundiária.

Atualmente, mais de 80% das terras indígenas brasileiras já estão homologadas, segundo Sebastião Vitalino da Silva, representante institucional da Presidência da República. Isso corresponde a 12,46% do território nacional, relativo a 1 milhão de quilômetros quadrados. Ele destaca que estes locais estão preservados, mas o problema para as comunidades é a questão da cobiça.

Silva explica que na Amazônia a principal dificuldade é os povos conseguirem gerir suas terras já homologadas pelo Estado, ao contrário do que ocorre na região Sudeste, em que faltam locais adequados para as comunidades se instalarem. Ele diz que há uma preocupação de um consenso com relação à questão fundiária entre o povo indígena e o Estado. E esclarece que esse é um processo demorado, que dura em torno de três anos.

Para Artur Mendes, diretor de assuntos fundiários da Fundação Nacional do Índio (Funai), no estado de São Paulo a realidade é exatamente inversa quando comparada à homologação das terras indígenas no Brasil. Ele alega que neste estado 80% das terras ainda precisam ser reconhecidas, por isso, considera essa região a mais atrasada do país. Segundo Mendes, isso ocorre porque a lei não é clara para a questão dos espaços dos índios localizados bem próximos aos centros urbanos. Ele destaca que a maior parte dos problemas das terras cabe ao estado julgar, por essa razão, há muita demora para a solução desses casos, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, em que a principal dificuldade é a demarcação das terras.

Apesar das dificuldades, o diretor de assuntos fundiários da Funai comemora a evolução conquistada nas duas últimas décadas. "Nós saltamos de 30 milhões de hectares para 100 milhões de terras indígenas no Brasil". No entanto, ele afirma que a questão fundiária chegou num afunilamento, pois faltam poucas terras serem regulamentadas, mas são justamente as que dependem de trâmite judicial.

Ele esclarece que as conferências regionais e nacional foram organizadas porque o governo brasileiro assinou um tratado internacional, a Convenção 169, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que trata da questão indígena. Para desenvolver políticas para os povos indígenas, de acordo com ele, o governo resolveu dar início ao processo de consulta com o objetivo de ouvir as sugestões dos índios.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Melina Fernandes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.