Panorama
 
 
 
 

PROIBIÇÃO DA PESCA COMERCIAL NO RIO NEGRO GERA POLÊMICA NO AMAZONAS

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Dezembro de 2005

10/12/2005 – O decreto estadual que restringe a pesca comercial na bacia do Rio Negro, no Amazonas, dividiu a opinião dos pescadores e gestores municipais e já está sendo revisto pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). "Já temos uma minuta sendo discutida internamente. Ela será apresentada oportunamente à sociedade", revelou à Radiobrás a gerente de recursos hídricos do Ipaam, Fátima Saraiva.

O decreto em questão, publicado em 21 de novembro de 2001, é o de número 22.304, com validade de cinco anos. Ele proíbe a pesca comercial na área norte da bacia do Rio Negro desde a fronteira com a Colômbia até a foz do Rio Branco (na fronteira entre Amazonas e Roraima). Nessa área estão os municípios amazonenses de São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro e Barcelos, além de parte de Novo Airão.

Fátima Saraiva explicou que "a pesca comercial é permitida apenas se for realizada por pescadores locais, para abastecer o mercado da região". Ainda assim, disse, não se podem usar malhadeiras, redes de arrastão, substâncias tóxicas ou explosivas. "A pesca de peixes ornamentais é permitida quando feita por criadores autorizados pelo Ipaam, acrescentou.

O presidente da Associação de Pescadores de Novo Airão (Apna), Evandro da Motha, afirmou que "o decreto é imoral e inconstitucional. Só no Amazonas o governo baixou um decreto sobre um rio federal", reclamou o vice prefeito de Novo Airão, Odaílson Corrêa. "Esse decreto privilegia apenas os empresários da pesca esportiva do tucunaré. E nós estamos nos mobilizando para derrubá-lo", disse. A Apna tem 84 associados.

Cerca de 85% do município de Novo Airão é ocupado por unidades de conservação, sendo que das sete existentes quatro são de proteção integral (com maiores restrições ao uso dos recursos naturais) e uma é área indígena. "Temos pouco espaço para trabalhar. Onde é permitido pescar, na parte que ficou fora do decreto, concentraram-se barcos de fora do município", reclamou Motha.

De opinião contrária é o secretário de Meio Ambiente de Barcelos, Hamilton Nazaré. "Eu vou lutar para que o decreto continue por mais cinco anos", disse. A colônia de pescadores do município (Z-33) também se mostrou favorável ao decreto. "São necessários alguns ajustes, mas essa proibição foi um avanço. Antes não existia controle e os estoques pesqueiros estavam acabando", defendeu o presidente da colônia, Roberto de Souza.

Com 566 associados, a Colônia de Pescadores de Barcelos pescou, no ano passado, cerca de 54 toneladas de peixes e coletou 7,8 milhões de peixes ornamentais. No município todo há cerca de mil pescadores, cuja produção em 2004 foi de 150 toneladas de pescado e 35 milhões de peixes ornamentais – o que equivaleu a um faturamento total de R$ 300 mil e R$ 1 milhão, respectivamente.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.