Panorama
 
 
 
 

PROJETO DE LEI DE FLORESTAS PODE GARANTIR REDUÇÃO CONTÍNUA NO DESMATAMENTO, AVALIA LANGONE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

08/12/2005 – Para garantir a redução contínua no desmatamento da Amazônia, o ministro interino do Meio Ambiente, Claudio Langone, afirmou que é preciso aprovar o Projeto de Lei de Gestão de Florestas Públicas (PL 4776).

"Sem esse marco legal dificilmente conseguiremos manter a tendência de queda [no desmatamento] uma vez que temos todos muita clareza de que é preciso combinar fiscalização com busca de alternativas para o desenvolvimento econômico da região", disse ele em entrevista coletiva de rádio, hoje (8).

Pesquisa divulgada esta semana pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) revelou queda de 30% no desmatamento entre agosto de 2003 e julho de 2004. Para Langone, o manejo florestal sustentável é uma alternativa de desenvolvimento para a região. Cerca de 90% da madeira é extraída ilegalmente na Amazônia. Com o projeto de lei, o ministro interino disse que a produção de madeira certificada poderia aumentar a arrecadação cerca de 20 vezes. "Ao invés de exportar madeira bruta, poderíamos produzir aqui os produtos com valores agregados para exportação com a marca Amazônia", explicou.

Langone defendeu também que é preciso estabelecer novas bases para a agropecuária que possibilite o aproveitamento das áreas já degradadas. "Não tem sentido e racionalidade que, com toda a capacidade tecnológica que o Brasil tem, estejamos deixando para trás hoje 160 mil quilômetros de áreas abandonadas dentro do fenômeno que chamamos de efeito gafanhoto, as atividades econômicas vêm, exploram por alguns anos, abandonam e partem."

O ministro interino ressaltou que o projeto de lei é importante porque a maior parte das terras na Amazônia é pública. Com o projeto, os recursos naturais disponíveis poderão ser explorados por meio da concessão do direito de uso. "É a única saída para manter essas terras públicas e manter a floresta sobre essas terras", concluiu.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Cecília Jorge

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.