Panorama
 
 
 
 

RELATORA DA ONU RECEBE DENÚNCIAS SOBRE ÍNDIOS ASSASSINADOS E DEFENSORES DE DIREITOS HUMANOS EM RISCO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

Brasília – O assassinato de indígenas no país e a situação de risco de defensores dos direitos humanos foram algumas das denúncias feitas hoje (6) por representantes de movimentos sociais e entidades. Eles estiveram reunidos, em Brasília, com a relatora da Organização das Nações Unidas (ONU) para defensores dos direitos humanos, Hina Jilani, que, após visitar diversos estados brasileiros, deve lançar um relatório preliminar com a conclusão dos pontos analisados.

Durante o encontro, o vice-presidente do Conselho Indigenista Brasileiro (Cimi), Saulo Feitosa, apresentou um panorama da situação geral do índio no país. Segundo ele, além de ameaças de morte e atentados, comunidades indígenas sofrem "criminalização" e passam de vítimas a réus.

"Invasores de terra criam situações em que índios acabam respondendo por crimes que não cometeram. Nós entendemos isso como uma forma de violência porque essas calúnias são apresentadas sem nenhum fundamento", contou ele.

Além da criminalização, foram abordados o assassinato de duas lideranças indígenas do grupo Truká, ocorrida em junho deste ano no município de Cabrobó (PE), por policiais militares; a violência sofrida por missionários do Cimi em Minas Gerais e as ameaças de linchamento de que foram vítimas; atentados à terra indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, quando um grupo invadiu a área e ateou fogo a uma escola local; e as ameaças sofridas por povos que vivem isolados no Mato Grosso.

Para a diretora da organização não-governamental (ONG) Justiça Global, Sandra Carvalho, o encontro propiciará a divulgação de ações que o governo federal deverá implementar. Ela apresentou à relatora da ONU um documento elaborado em parceria com organização a Terra de Direitos, que traz 51 casos emblemáticos de ameaças de morte e intimidação a defensores dos direitos humanos em 17 estados brasileiros.

"Com a divulgação desse documento, esperamos que uma política pública a defensores de direitos humanos possa ser promovida, já que já temos um programa brasileiro de defesa desses defensores", afirma ela.

A paquistanesa Hina Jilani permanece no Brasil até o dia 20. Amanhã (7), ela visita Marabá (PA). A relatora viaja ainda para cidades nos estados da Bahia, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina. Jilani está no Brasil a convite do governo federal.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Fernanda Muylaert

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.