Panorama
 
 
 
 

UNIÃO EUROPÉIA CUSTEIA PLANO DE GESTÃO DA BACIA DO PARAGUAI

Panorama Ambiental
Campo Grande (MS) – Brasil
Dezembro de 2005

02/12/2005 – Os países e as organizações não governamentais da União Européia vão financiar um amplo estudo com levantamento minucioso da região da Bacia do Paraguai, envolvendo territórios do Brasil, Bolívia e Paraguai. O plano vai levantar as características do solo, fauna e flora, identificar os problemas, as potencialidades, traçar diretrizes e apontar as medidas necessárias para promover o desenvolvimento da região com preservação do meio ambiente.

A idéia surgiu e está sendo conduzida pelo Instituto Alterra da Universidade de Wageningen da Holanda. Hoje, em Cuiabá (MT), acontece o primeiro workshop com técnicos do Ministério de Desarrollo Sostenible (Bolívia), Ministério do Meio Ambiente (Brasil), Secretaria Del Ambiente (Paraguai), Secretarias de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, Centro de Pesquisas do Pantanal e Ecobusiness.

Representam Mato Grosso do Sul na reunião de Cuiabá o assessor de Planejamento da Sema, Aldayr Heberle e a bióloga Eni Garcia de Freitas, da Gerência de Recursos Hídricos do Imap (Instituto de Meio Ambiente Pantanal). “Nesse primeiro encontro já vamos tirar um esboço do que será o projeto, definir o que será estudado, que dados constarão dessa pesquisa. Nós defendemos que seja um levantamento completo para orientar todas as ações, quer seja no sentido de recuperar e preservar o meio ambiente, ou de exploração econômica da região”, opinou Heberle.

A proposta foi encaminhada à União Européia e aprovada em maio passado. Ainda não está definido o valor do investimento, “mas certamente serão milhões de euros”, supõe o assessor de Planejamento da Sema, tendo em vista o número de técnicos envolvidos e o tempo que a pesquisa vai demandar. “Será um passo importante para conseguirmos financiamentos até da própria União Européia para implementar as ações que o estudo apontar necessárias.”

Em novembro de 2000, a Unesco anunciou a criação da reserva mundial da biosfera no Pantanal. Em dezembro, ele foi declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas) Patrimônio Natural da Humanidade. O governo federal chegou a elaborar o Programa Pantanal, um conjunto de ações que previa investimentos de US$ 160 milhões na região, desde saneamento básico nas cidades, pavimentação de rodovias, melhorias das condições de vida nas aldeias a medidas de recuperação do meio ambiente. Dez anos se passaram e o programa não se concretizou; a linha de crédito aberta com o Bid (Banco Interamericano de Desenvolvimento) foi cancelada.

Cronograma – O segundo workshop será em Campo Grande, que também sediará um simpósio bi-regional para definir a cooperação internacional na pesquisa, comparação das prioridades, entre outras informações. Devem participar entre 90 a 100 pessoas. Desse evento sai o documento final que será encaminhado aos governos da bacia do Paraguai e às entidades que participam da União Européia. Começa, então, a busca por financiadores das ações propostas.

 
 

Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Mato Grosso do Sul (www.sema.ms.gov.br)
Assessoria de imprensa (João Prestes)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.