Panorama
 
 
 
 

USO DA BIODIVERSIDADE NA AGRICULTURA, NA INDÚSTRIA E NA PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

06/12/2005 - A Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna, SP), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, realiza o 3º seminário sobre aproveitamento da biodiversidade na agricultura, na indústria e na preservação ambiental, com o tema diversidade microbiana na rizosfera, em 6 de dezembro de 2005, no auditório da Unidade. O Seminário tem o objetivo de divulgar as pesquisas desenvolvidas no Brasil envolvendo bactérias da rizosfera, e o monitoramento de sua diversidade genética e funcional.

Conforme Itamar Soares de Melo, pesquisador da Embrapa Meio Ambiente e coordenador do seminário, a rizosfera é uma fonte de bactérias produtoras de metabólitos secundários, como auxina, antibióticos, ácidos, enzimas extracelulares, entre outras.

Algumas dessas bactérias, explica o pesquisador, são potentes agentes de controle de fungos patogênicos que atacam o sistema radicular, destacando-se principalmente bactérias do gênero Pseudomonas.

A biodegradação de alguns poluentes orgânicos também tem sido favorecida na presença de raízes e exsudados. Isso porque na rizosfera há uma grande biomassa microbiana e uma maior atividade como resultado de substratos de carbono favorecido pelo rizodeposição, esclarece Itamar.

A rizosfera também é importante para processos relacionados com a nutrição da planta, trocas de O2 e CO2, gradientes de umidades do solo, mineralização, amonificação, nitrificação e simbiose.

As palestras terão cunho básico, como biodiversidade estrutural e métodos moleculares e cunho aplicado, como controle biológico, biorremediação, e contará com a participação de renomados profissionais, como Sui Mui Tsai, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura, USP, Alexandre Rosado, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Fernando Andreotti e Wellington L. Araujo, do Departamento de Genética da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, USP, Itamar Soares de Melo e Francisco Eduardo Costa da Embrapa Meio Ambiente.

 
 

Fonte: Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (www.embrapa.gov.br)
Assessoria de imprensa (Cristina Tordin)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.