Panorama
 
 
 
 

ALFABETIZAÇÃO ENTRE OS ÍNDIOS BRASILEIROS É DE 73,9%, CONSTATA IBGE

Panorama Ambiental
Rio de Janeiro (RJ) – Brasil
Dezembro de 2005

13/12/2005 - A taxa de alfabetização dos povos indígenas brasileiros saltou de 50% em 1991 para 73,9% em 2000, porcentagem superior à da população não-índia, com idasde a partir de 15 anos de idade, cujo crescimento foi de 8,1% no mesmo período. Os dados divulgados hoje (13) constam de um estudo sobre a população indígena realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) com base nos resultados dos Censos Demográficos de 1991 e de 2000.

A redução do analfabetismo entre os índios e seus descendentes foi maior na área rural, principalmente da região nordeste, onde de acordo com o estudo há grande concentração de reservas indígenas. Em 2000 a região registrou a maior taxa de escolarização entre indígenas: 67,8%, contra 31,6% em 1991.

Segundo o Censo 2000, a taxa de escolarização para as pessoas de 5 a 24 anos de idade em geral era de 68,3%, enquanto para os indígenas atingia 56,2%. Em 1991, apenas 29,6% dos autodeclarados indígenas nesta faixa etária estavam na escola. No início da década de 90, os indígenas com 10 anos de idade ou mais tinham em média dois anos de estudo e passaram para 3,9 anos em 2000. A população em geral tinha em média 5,9 anos de estudo em 2000. Na área urbana, a média de tempo de estudo dos indígenas cresceu de 4 para 5,3 anos, mais o maior aumento ocorreu na área rural, de 1,2 para 2 anos de estudo.

Sobre a mortalidade infantil, o Censo 2000 aponta que os números entre os índios foram bem mais elevados, se comparados com a população brasileira em geral. Em cada mil indígenas nascidos vivos, 51,4 morriam, enquanto entre a população não-índia, em cada mil nascidos vivos, 30,1 morriam.

Também chamou a atenção no estudo o fato de que no país como um todo a mortalidade infantil dos indígenas residentes em áreas urbanas (52,2 por mil) é mais elevada que nas áreas rurais (47 por mil), o inverso do que se verifica para a população em geral. A taxa de fecundidade das índias seguiu a mesma curva das mulheres em geral do país. A queda foi de quase 30% entre 1991 e 2000, ficando em pouco menos de quatro filhos.

Por fim, o estudo mostra que os autodeclarados indígenas eram predominantemente católicos, tanto no censo de 1991 como no de 2000, acompanhando a população como um todo, mas outras religiões ganharam força. Os evangélicos tiveram crescimento, principalmente os de origem pentecostal (novas correntes) de 7,7% para 11,9%, e os espíritas passaram de 0,3% para 0,8%.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Cristiane Ribeiro

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.