Panorama
 
 
 
 

AUSÊNCIA DE ACESSIBILIDADE PREJUDICA INTEGRAÇÃO DE PORTADORES DE DEFICIÊNCIA AO TURISMO

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2005

13/12/2005 - A falta de uma política voltada para a inclusão dificulta o acesso de pessoas com deficiência ou restrição de mobilidade à atividade turística, segundo a palestrante Adriana Camisão, que abordou o tema Turismo e Acessibilidade, durante o fórum Diálogos do Turismo - Uma Viagem de Inclusão, realizado pelo MTur e Ibam em Brasília. A pesquisadora destacou que o Brasil possui uma das legislações mais avançadas do mundo em termos de suporte à promoção de acessibilidade, como o Decreto Federal 5296, de 02 de dezembro de 2004, mas que não é seguido integralmente.

Vários são os benefícios que decorrem do investimento na adaptação da infra-estrutura para os portadores de deficiência, tanto de equipamentos públicos quanto privados, como a geração de mais divisas para os países, mais negócios com o setor privado, a melhoria no desenvolvimento das comunidades locais, e da infra-estrutura e qualidade de vida da população em geral. “Esses benefícios são resultados naturais da geração de novas oportunidades de trabalho para pessoas portadoras de deficiência e favorecem diretamente a redução da pobreza”, disse a palestrante.

Para os donos dos meios de hospedagem, várias ações foram recomendadas e descritas como possíveis, em curto prazo e com custo baixo, de modo a facilitar a estada do cliente por meio de um meio físico acessível, como a construção de rampas, a facilitação nas entradas e circulações, a adaptação de unidades acessíveis de alojamento, a construção de banheiros de uso comum, e o uso de superfícies táteis e contrastes, integradas com sistemas de áudio nos elevadores.

Mas para tornar possível ao portador de deficiência a vivência da atividade turística, a pesquisadora frisou dois aspectos fundamentais: o acesso à informação e à comunicação e aos serviços de transporte público. A cidade de Buenos Aires deu um passo nesse sentido, ao substituir os elevadores, de difícil operação e alto custo de manutenção, pelos ônibus com piso baixo, fabricados no Brasil. “De nada adianta uma cidade ser acessível se ela não possui transporte acessível. O sistema tem de ser completo”, alertou a pesquisadora.

A palestra foi encerrada com a apresentação de fotos de casos de sucesso, como a adaptação feita pela cidade de Barcelona à acessibilidade, exigida pelo Comitê Olímpico Internacional para sediar os Jogos Olímpicos, e o sistema de transporte integrado da cidade de Curitiba.

 
 

Fonte: Ministério do Turismo (www.turismo.gov.br)
Assessoria de imprensa (Maurício Leão)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.