Panorama
 
 
 
 

BALEIA CACHALOTE DE QUASE 20 METROS ENCALHA NO PINA

Panorama Ambiental
Recife (PE) – Brasil
Dezembro de 2005

(16/12/05) - Uma baleia da espécie Physeter macrocephalus, conhecida como cachalote, encalhou morta na manhã da última quarta-feira (14) nos arrecifes do Pina, zona sul do Recife. Na semana passada, um golfinho nariz-de-garrafa (Tursiops truncatus) foi encontrado morto há 100 metros do local.

De acordo com a veterinária e engenheira de pesca da Fundação Mamíferos Aquáticos, Jeane Kury, a baleia tem aproximadamente 18 metros e 20 toneladas, dados que só serão comprovados após a biometria, quando o animal chegar na praia.

O resgate começou às 16h de ontem (15), quando a maré atingiu o mais alto nível (2,2m), o que facilitou a remoção da carcaça até a praia. “Vamos decidir se retalhamos a baleia e a levamos para a sede nacional do Centro Mamíferos Aquáticos (CMA)/Ibama, na Ilha de Itamaracá, para realização de necropsia, ou se a enterramos na própria praia”, comenta Jeane Kury.

Uma equipe da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), da Prefeitura do Recife, ficou a postos com dois tratores, dois caminhões caçamba e um muck para efetuar a transferência para Itamaracá, caso fosse necessário. O Corpo de Bombeiros também esteve presente no local para não deixar que a população chegasse próximo do animal ou entrasse na água.

Essas medidas foram adotadas para prevenir contaminações, dado o avançado estado de decomposição do animal, observado pela coloração clara da pele e pelo forte cheiro exalado. Há registro de mordida de tubarão no corpo do animal.

De acordo com o Plano de Ação para Mamíferos Aquáticos, editado pelo Ibama em 2001, a espécie encontra-se em estado vulnerável de conservação. Isso significa que as cachalotes correm alto risco de extinção nos mares do Brasil a médio prazo.

O animal pode chegar até 52 toneladas e 20 metros de comprimento e vive cerca de 77 anos. A espécie habita as águas profundas de todos os oceanos. Esses animais geralmente evitam os pólos. No Brasil sua distribuição vai desde o Rio Grande do Sul até o Nordeste.

Educação Ambiental – A escola Caminhar, localizada no bairro de Brasília Teimosa, próximo ao local do encalhe, levou cerca de 18 crianças de três a seis anos para ver pela primeira vez uma baleia. A professora Giseuda Avelino aproveitou para dar uma aula diferente. As crianças ficaram encantadas quando souberam que o animal é da mesma espécie que engoliu Pinóquio e Gepeto. “Eles também batizaram a baleia de Charlote, depois de descobrirem que a espécie dela é cachalote”, acrescenta a professora.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Luís Boaventura)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.