Panorama
 
 
 
 

BRASIL CUMPRE META DO MILÊNIO AO FAZER PLANO DE RECURSOS HÍDRICOS, DIZ SECRETÁRIO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

13/12/2005 – O Brasil é um dos primeiros países do mundo a elaborar um Plano Nacional de Recursos Hídricos do Brasil, de acordo com o secretário Nacional de Recursos Hídricos do Ministério do Meio Ambiente, João Bosco Senra, que participa da 2ª Conferência Nacional de Meio Ambiente.

De acordo com Senra, o plano brasileiro, que está sendo finalizado, parte do princípio da gestão integrada. "Com exceção do Canadá, que já tem um tem um trabalho de gestão um pouco neste sentido, nem os Estados Unidos têm um programa como o Brasil, não têm um plano nacional".

O secretário explicou que o plano não foi construído apenas sob a perspectiva da água, mas leva em conta aspectos sociais, culturais, éticos, técnicos, econômicos, entre outros. "Ele é o primeiro no mundo sob essa perspectiva e alguns países da Europa já estão refazendo seus planos para incorporar essa metodologia e essa perspectiva da gestão".

Ao elaborar o plano, o Brasil cumpre, segundo Senra, uma das metas dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio, definidas pela Organização das Nações Unidas (ONU)

Em janeiro, o plano deverá ser votado no Conselho Nacional de Recursos Hídricos. De acordo com o secretário, se for aprovado, será apresentado no México, durante o 4° Fórum Mundial das Águas, que se realiza entre os dias 16 e 22 de março de 2006.

"A gente espera que o conselho aprove o plano, há todo um sentimento por parte dos conselheiros neste sentido, inclusive foi o próprio conselho que aprovou uma moção, na penúltima reunião, pedindo que o governo brasileiro apresentasse o plano no fórum mundial no México", diz ele.

No entendimento de Senra, levar o plano ao México é uma ação estratégica para o Brasil. "Lá, estarão reunidos atores do mundo inteiro, o que pode facilitar a divulgação do nosso plano e conseqüentemente, recursos para que a gente possa implementar uma série de programas previstos no plano."

O secretário destacou ainda a participação social para a elaboração do plano. Segundo ele, sete mil pessoas se envolveram por meio de oficinas e seminários realizados em todo o país. "Foi uma construção totalmente de baixo para cima, com uma participação ampla de todos os setores da sociedade, o setor dos usuários, da sociedade civil, que tiveram uma boa participação, e também dos municípios e dos estados", afirmou.

O representante do Fórum Brasileiro de Organizações Não-Governamentais e Movimentos Sociais pelo Meio Ambiente e pelo Desenvolvimento, Gustavo Cherubine, disse que a construção do plano é um "gesto importante da atual secretaria [Nacional de Recursos Hídricos], que tomou a iniciativa de desenvolvê-lo."

Cherubine lembrou que a elaboração do plano foi uma deliberação da 1ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, realizada em 2003. "Na verdade, o plano é o anseio da sociedade brasileira, revelado na conferência".

O representante do fórum criticou, no entanto, a rapidez no processo de construção. "Acho que, num processo nacional, a gente poderia ter tido um tempo melhor para discutir o processo de participação", disse.

"Muitas vezes, movimentos sociais e ONGs têm dificuldades de fazer o acompanhamento." Dentre os problemas, ele apontou que o transporte e a comunicação nem sempre são favoráveis às "pessoas que moram em locais mais distantes".

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.