Panorama
 
 
 
 

COMUNIDADES QUILOMBOLAS PARTICIPAM DA SOLTURA DE FILHOTES DE QUELÔNIOS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

Porto Trombetas (16/12/05) - A equipe de Educação Ambiental do Ibama realizou na manhã do dia 14 de dezembro de 2005 a soltura de 600 filhotes de quelônios (dos quinze mil já contabilizados pelo projeto este ano) no lago do Jacaré, localizado na Reserva Biológica do Rio Trombetas, junto a aproximadamente 40 estudantes e professores de comunidades quilombolas que residem próximo à base de fiscalização e pesquisa do Ibama, caracterizada como Tabuleiro. A programação envolveu, além da soltura de filhotes, dinâmicas de sensibilização ambiental, palestra sobre as unidades de conservação localizadas no Rio Trombetas e apresentação do Projeto Quelônios da Amazônia, incluindo o processo de manejo e reprodução das espécies. Os participantes tiveram a oportunidade de observar de perto o trabalho nos tabuleiros realizado anualmente com o objetivo de proteger as áreas de reprodução dos quelônios.

O trabalho é realizado pelos agentes ambientais do Ibama, contratados nas próprias comunidades quilombolas e que basicamente se inicia com a vigilância a partir da migração das espécies – fase em que se evita qualquer tipo de interferência humana. Durante a desova a fiscalização passa a ser intensificada e logo que a mesma se conclui, as covas são localizadas e identificadas, de forma a facilitar para os agentes, o acompanhamento e eclosão dos ovos. Quando as covas estão localizadas em áreas de perigo, os ovos cuidadosamente são transferidos para uma cova artificial. O tempo médio de incubação dos ovos é de 45 a 60 dias. A eclosão se dá no interior da cova. Diariamente é realizada a coleta de filhotes que são colocados em tanques localizados na praia ou na base do tabuleiro acompanhada pelo preenchimento de planilhas. Os filhotes são colocados nos berçários por aproximadamente 15 dias com o objetivo de dificultar a predação por inimigos naturais, garantindo a sobrevivência dos mesmos.

Segundo o analista ambiental do Ibama, Antônio de Almeida Correia Jr., biólogo, responsável pelo Projeto Quelônios da Amazônia na região do Rio Trombetas, as espécies mais ocorrentes são a tartaruga–da–amazônia (Podocnenis expansa) que na época da reprodução se reúnem em grandes grupos nos tabuleiros; o tracajá (Podocnemis unifilis) que prefere desovar em barrancos e praias nos lagos e nos rios; e o pitiú (Podocnenis sextuberculata) que têm o costume de fazer ninhos como os dos tracajás, e põe até 20 ovos de casca mole por postura. Segundo a equipe de educadores do Ibama, o que se espera com esse trabalho é que essas espécies, que já se encontram em processo de vulnerabilidade não venham a fazer parte da lista de espécies ameaçadas de extinção. Além disso, a equipe acredita que a educação ambiental é uma importante aliada nesse processo devido ao fato de possibilitar, através da propagação de informações e troca de experiências, uma mudança de comportamento e de atitude frente à utilização indevida desses animais.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.