Panorama
 
 
 
 

CONFERÊNCIA PEDE EXPANSÃO DE PLANO DE COMBATE AO DESMATAMENTO NA AMAZÔNIA A OUTROS BIOMAS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

13/12/2005 – Reforçar a proteção e o desenvolvimento sustentável nos biomas brasileiros e expandir o plano de combate ao desmatamento na Amazônia para outras áreas do país. Essas foram duas das principais decisões tomadas pelos debatedores do Grupo Temático (GT) Biodiversidade e Florestas na 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.

Maria Rejane Barbosa veio para a conferência representando a organização não-governamental (ONG) Fórum de Defesa dos Manguezais, da Paraíba. Segundo ela, o seu estado defendeu a preservação da caatinga e dos manguezais. "Pedimos políticas públicas, integradas, com a participação da sociedade civil, das comunidades tradicionais, dos pescadores nas áreas de mangue e dos pequenos produtores das áreas da caatinga. Queremos o apoio do governo, que é quem encaminha essas decisões", afirmou.

Para ela, essas ações são importantes porque os dois biomas são, sobretudo, pobres. "Isso faz com que ela [a caatinga] venha cada vez mais perdendo importância e sofra muito com o desmatamento. Isso porque teoricamente não traz retorno econômico. No caso dos manguezais, eles sofrem uma degradação muito grande porque estão próximos às áreas urbanas."

O oceanógrafo Leopoldo Cavaleri, representante da ONG baiana Ecomar – Associação de Estudos Costeiros e Marinhos de Abrolhos que trata das áreas marinhas, contou que o primeiro tema discutido pelo grupo foi justamente a questão florestal. Segundo ele, a proposta do GT é que o plano de ação para a contenção do desmatamento na Amazônia seja aplicado em outros biomas brasileiros, como o cerrado e a caatinga.

"São dois ecossistemas que estão muito esquecidos. A gente vê que existe um foco maior na mata atlântica e na Amazônia, e o cerrado e a caatinga acabam sendo prejudicados. Então esse plano de ação da Amazônia poderia ser aplicado nos ecossistemas florestais brasileiro. Desmatamento foi um tema vastamente debatido. Aí, a gente percebe que existe um debate interessante e construtivo do setor empresarial com a sociedade civil", comenta ele.

O oceanógrafo disse que o GT fez bons avanços na discussão sobre Unidades de Conservação, principalmente no que diz respeito às unidades marinhas. "Falamos da criação da Rumar, que é Rede de Unidade de Conservação Marinha e Costeiras do Brasil. Esse projeto, que foi solicitado na proposta, vem buscar mecanismos de financiamento alternativo como compensação ambiental e mecanismos de conversão de multas ambientais e direcionar esses recursos para implantação de novas unidades marinhas e costeiras", informa ele.

Cavaleri afirma que essa decisão deve reforçar o compromisso assumido pelo Brasil na Convenção da Diversidade Biológica, de ampliar, até 2012, para 30% a porcentagem de áreas marinhas protegidas. Hoje, segundo ele, o país tem apenas 1% dessas áreas com proteção.

"Eu acredito que é uma meta muito difícil de ser atingida. Mas o núcleo de zona costeira e marinha do Ministério do Meio Ambiente tem investido em políticas públicas para fortalecer essa rede nacional de áreas marinhas."

Durante a tarde de hoje (13), todas as propostas feitas pelos grupos de trabalho da conferência que reúne governo e sociedade civil, foram votadas em plenária.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Michèlle Canes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.