Panorama
 
 
 
 

CONFERÊNCIA REFORÇA ÁGUA COMO BEM PÚBLICO

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

13/12/2005 - Até o fim da tarde desta terça-feira (13), o plenário da II Conferência Nacional do Meio Ambiente havia avançado nos temas Água e Recursos Hídricos, Biodiversidade e Florestas e Qualidade Ambiental. Foi aprovada, entre muitas deliberações, uma proibição à privatização da água em todo o País, reforçando a classificação do recurso natural como bem público. "A Constituição já afirma que a água é um bem público, mas as deliberações fortalecem esse posicionamento", disse o secretário de Recursos Hídricos do MMA, João Bosco Senra.
Também foram aprovados artigos pela implementação do Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH), que será finalizado no início de 2006, e do Programa de Ação Nacional de Combate à Desertificação, já em andamento. Outros pontos vieram reforçar a aplicação de instrumentos de gestão dos recursos, como outorga, cobrança e enquadramento de rios e outros mananciais.
Para Senra, esses resultados mostram que a sociedade está comprometida com as política públicas de gestão, e envolvida na construção de políticas de águas "para o futuro , com foco na recuperação do que foi degradado e na preservação do muito que ainda temos". Conforme o secretário, todo o processo de elaboração do PNRH acabou contribuindo para qualificar os debates durante a Conferência Nacional.
Sobre Biodiversidade e Florestas, um dos temas mais concorridos durante os debates, houve várias recomendações para uma maior proteção e criação de áreas protegidas em outros biomas brasileiros além da Amazônia, como Cerrado, Caatinga e Pampa. Além disso, foi solicitado o reforço do Plano de Combate ao Desmatamento na Amazônia, que possibilitou uma redução de 31% na taxa de desmate entre 2004-2005.
Conforme o secretário de Biodiversidade e Florestas do MMA, João Capobianco, algumas deliberações revelaram um verdadeiro clamor pelo encaminhamento ao Congresso Nacional do Projeto de Lei de Acesso aos Recursos Genéticos. "A sociedade quer a divulgação e a aprovação da nova lei", disse. "Também foi solicitado maior controle sobre a produção de organismos geneticamente modificados, evitando impactos ambientais e sociais", completou.
Para Capobianco, todo o material aprovado na Conferência se traduz em várias possibilidade de trabalho para 2006. "Vamos implementar todas as deliberações que forem possíveis, assim como foi feito após a primeira edição do evento", ressaltou. Cerca de 70% das deliberações da 1ª Conferência Nacional foram cumpridas ou estão em andamento. "Várias recomendações terão influência nas posições que o governo levará à Conferência sobre Diversidade no próximo ano, em Curitiba. A sociedade já está auxiliando na COP8".
No tema da Qualidade Ambiental, o tema da Política Nacional dos Resíduos Sólidos teve destaque. Conforme o secretário de Qualidade Ambiental do MMA, Victor Zveibil, exite pressão para a aprovação da lei que beneficiará o País com a redução da geração de resíduos e responsabilização pós-consumo de produtores. Quanto à importação de pneus, Zveibil afirmou que o problema é ambiental e de saúde pública. O Brasil trabalha essa questão no conceito reduzir, reaproveitar e reciclar , disse.
Na conferência várias manifestações apoiaram o projeto que proíbe a importação de pneus usados. "Enquanto o texto não for aprovado, portarias e decretos impedirão a entrada desses resíduos no País", completou o secretário. A Conferência seguiu avaliando os temas Água e Recursos Hídricos, Biodiversidade e Florestas e Qualidade Ambiental, além de Recursos Humanos, Estratégia Nacional para o Desenvolvimento Sustentável e Fortalecimento do Sisnama.

 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br)
Ascom (Aldem Bourscheit)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.