Panorama
 
 
 
 

COP8 É TEMA DA CONFERÊNCIA NACIONAL DO MEIO AMBIENTE

Panorama Ambiental
Foz do Iguaçu (PR) – Brasil
Dezembro de 2005

(13/12/05) - A 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA) está discutindo a participação de segmentos da sociedade organizada na 8ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (COP8), que será promovida em março de 2006, em Curitiba (PR). A CNMA iniciada no sábado (8), termina na terça-feira (13), em Brasília.

O assunto foi tratado no grupo de trabalho “Biodiversidade e Florestas”, um com maior número de participantes no evento. Coordenar da Comissão Interministerial para COP8, Paulo Kageyama informou que governo vem dando ênfase para a participação de setores da sociedade organizada no evento. “Estamos acompanhando e apoiando a preparação de alguns segmentos tendo o exemplo a capacitação de comunidades indígenas, quilombolas e acadêmicas, buscando inserí-los na participação da COP8, que será realizado pela primeira vez no Brasil”, disse. Ele informou ter contatos com o setor privado e organizações não governamentais ambientalistas em busca da participação desses grupos.

Para o superintendente do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) no Paraná, Marino Gonçalves é de grande importância a participação do Paraná nas discussões paralelas ao encontro. Marino disse que a convocação para todos participarem da COP8 foi realizada nas nove conferências regionais e na plenária estadual, preparatória para a nacional. “O Paraná é um dos estados onde as questões ambientais continuarão aserem debatidas após a II Conferência Nacional do Meio Ambiente”, afirmou.

O encontro vai reunir em Curitiba, delegados governamentais, ministros de Estado, autoridades dos países partes da Convenção sobre Diversidade Biológica e do Protocolo de Cartagena sobre Biossegurança, delegados de países observadores, representantes de organismos intergovernamentais, de organizações não governamentais, além de funcionários do secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica.

Floresta com Araucárias

O secretário de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente (MMA), João Paulo Campobianco informou que a criação das Unidades de Conservação (UCs) no Paraná protegendo a Floresta com Araucárias só depende da decisão da Justiça. “Existe uma liminar suspendendo a criação e estamos aguardando a queda para poder de fato criar”, disse.

Duas das oito UCs propostas pelo Ministério do Meio Ambiente foram criadas recentemente:. O Parque Nacional das Araucárias, em Ponte Serrada e Passos Maia, com 12.841 hectares e a Estação Ecológica da Mata Preta, em Abelardo Luz, com 6.563 hectares, ambas em Santa Catarina.

As unidades propostas no Paraná são o Parque Nacional dos Campos Gerais (23.000 ha), Reserva Biológica das Araucárias (16.078 ha), Refúgio da Vida Silvestre do Rio Tibagi (31.698 ha), Reserva Biológica das Perobas (11.000 ha) e Refúgio de Vida Silvestre dos Campos de Palmas (16.445 ha).

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Adilson Borges)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.