Panorama
 
 
 
 

CURSO FAZ PARTE DE PROJETO SOBRE ATENDIMENTO A MORTANDADE DE PEIXES

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2005

13/12/2005 - Técnicos das agências ambientais da CETESB, que atuam no âmbito da Bacia do Piracicaba-Capivari-Jundiaí, e dos setores de Ecotoxicologia Aquática e Comunidades Aquáticas participaram na segunda e terça (12 e 13/12), do curso“Técnicas de Investigação de Mortandade de Peixes”, ministrado pelo biólogo Geraldo Guilherme José Eysink, no Colégio Van Gogh, na Alameda Maurício de Nassau, 427, em Holambra.

O curso, com um total de 37 particpantes, contou com o apoio do Setor de Capacitação Técnica para Gestão Ambiental e faz parte do Projeto “Sistema de Atendimento a Emergências Ambientais e Mortandade de Peixes nas Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí”, coordenado por Antonio Costa Ruguê Júnior, da Agência Ambiental de Piracicaba, tendo Martinues Filet, da Coordenadoria de Planejamento Estratégico e Educação Ambiental - CPLEA, como agente técnico.

O objetivo do treinamento é dotar as agências ambientais de Americana, Campinas, Jundiaí, Limeira, Paulínia e Piracicaba, responsáveis pelo controle da poluição nessa bacia, com equipamentos de campo e apoio técnico para agilizar a tomada de decisões nos atendimentos a ocorrências envolvendo mortandade de peixes. Um outro objetivo é implementar um sistema de base de dados capaz de gerenciar as ocorrências, agilizar ações e oferecer suporte aos técnicos envolvidos no atendimento, além de prover os usuários de informações gerais sobre a atividade.

O curso tratou de vários aspectos como a caracterização dos ecossistemas aquáticos, qualidade da água, morfologia e anatomia dos peixes, degradação do ecossistema aquático e outros. Foram exibidos também vídeos com noticiários sobre mortandade de peixes, o acidente em Minamata, no Japão, onde ocorreu uma grande contaminação da população por mercúrio) e a situação da qualidade das águas no Rio Ribeira de Iguape.

O projeto, que conta com recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos - Fehidro, tem o envolvimento da Diretoria de Controle da Poluição, das agências ambientais da região e das áreas do Departamento de Tecnologia de Informática - AI, da CETESB.

 
 

Fonte: Cetesb – Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental do Estado de São Paulo (www.cetesb.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.