Panorama
 
 
 
 

DIRETOR DE FLORESTA DO IBAMA PARTICIPA DO PRIMEIRO CORTE DIRECIONADO NA FLONA TAPAJÓS

Panorama Ambiental
Santarém (PA) – Brasil
Dezembro de 2005

(12/12/05) O diretor de Florestas do Ibama, Antonio Carlos Hummel, participou, na manhã de sábado, da comemoração do primeiro corte direcionado de madeira comercial na Flona Tapajós, em Santarém (PA).

O corte foi possível porque o Ibama aprovou, no início de 2005, um plano de manejo para a gestão da floresta, que permite a exploração sustentável de uma área especifica dentro da flona, com cerca de 30 mil ha.

Para fomentar as atividade dentro da Flona Tapajós, o Ibama lançou, em cooperação técnica com a Alemanhã (GTZ), o Projeto Ambé, com investimentos de RS 1 milhão, para que as 1,9 mil famílias, que vivem no interior da Flona, pudessem retirar o sustento sem destruição da floresta. A iniciativa foi aprovada em caráter experimental com base na Lei 9985/2000, do Sistema de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC).

No evento, foi derrubado um pé de jatobá de mais de 30 metros de altura e Hummel fez, simbolicamente, o corte final da árvore, com cerca de 19 m3 de madeira. “Fiz questão de vir para esse evento e derrubar a primeira árvore para mostrar o apoio do Ibama ao Projeto.”

Para Hummel, esse tipo de iniciativa garante a floresta em pé, gerando renda para a comunidade e evitando crimes ambientais. “Na ilegalidade, uma árvore como essa é cortada, algumas vezes, por apenas R$ 10, mas quando a comunidade se organiza e trabalha dentro do plano de manejo consegue tirar até R$ 2 mil e de forma sustentada”, conclui.

Além da madeira, que será comercializada em toras, o projeto inclui o aproveitamento de produtos de outras 13 espécies de árvores. Da Andiroba e do Cumaru, por exemplo, serão utilizados os frutos e sementes. Já da Copaíba e da Seringueira, a comunidade aproveitará leites, óleos e resinas. Há, ainda, a previsão de beneficiamento de cascas, como no caso da Quinarana, do Pau Rosa e da Preciosa. Antes de iniciar a exploração, no entanto, os manejadores fizeram um curso de capacitação em derrubada direcionada, saúde e segurança do trabalho e, ainda, planejamento de estradas secundárias e terciárias.

Para essa primeira etapa, de 100 hectares, a previsão de produção é de 3 mil metros cúbicos de madeira em toras. No segundo ano, a meta é aumentar a área explorada para 300 hectares e, no terceiro ano de produção, para 500 hectares. A gestão do projeto ficará a cargo da Cooperativa Flona Tapajós Verde, personalidade jurídica executora do projeto, formada por três associações comunitárias da região.

Criada em 1974, a Flona do Tapajós tem 545 mil hectares. Está localizada no oeste do Pará, numa das áreas mais visadas para a expansão da fronteira agrícola. A unidade de conservação tem como limite oeste o Rio Tapajós, e, a leste, a rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163), a qual acompanha por 160 quilômetros. Mais informações em Flona Tapajós.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Luiz da Motta)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.