Panorama
 
 
 
 

EMPRESÁRIOS QUEREM CONFERÊNCIA DO MEIO AMBIENTE EXCLUSIVA PARA O SETOR

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

13/12/2005 – Cerca de 200 dos 250 delegados representantes do setor empresarial na 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente se reuniram hoje (13) cedo, antes do início do último dia de plenária, e decidiram que organizarão uma conferência de meio ambiente exclusiva para o setor empresarial, no ano que vem.

"A gente sente uma animosidade no ar. Qualquer proposta nossa é vista como prejudicial à natureza. A Confederação Nacional das Indústrias, a Confederação Nacional do Comércio, a Confederação Nacional da Agricultura e a Confederação Nacional dos Transportes vai organizar seu próprio encontro. Queremos mostrar que também temos um projeto para o meio ambiente", afirmou o porta-voz do grupo e representante da Federação da Agricultura do Estado do Paraná, Luiz Anselmo Tourinho.

Ontem (12) à noite, por volta das 20h30, os empresários ameaçaram se retirar da conferência, descontentes com o atraso no fim dos trabalhos em grupo. "Decidimos ficar para marcar nossa posição e não parecermos derrotados. Mas a gente já sabe de antemão que não conseguiremos aprovar nada aqui", relatou Tourinho. Como exemplo da diferença de posições, ele citou a proposta de proibição de uso de transgênicos no Paraná, aprovada ontem pelo grupo de trabalho "Biodiversidade e Florestas".

O secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente, Cláudio Langone, destacou que na 1ª CNMA, em 2003, o setor empresarial tinha apenas entre 20 e 30 representantes. "Agora a gente estabeleceu as cotas por setor, e o empresarial tinha 30% das vagas. A participação deles cresceu muito", ponderou Langone.

"No Amazonas não elegemos nenhum delegado do setor empresarial, simplesmente porque não houve quórum deles na Conferência Estadual. Eles precisam se organizar melhor e se mobilizar mais para aumentar e qualificar sua participação", ressaltou o gerente-executivo do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas, Henrique Pereira.

"A gente foi boicotado nas Conferências Estaduais, em muitos estados houve falhas propositais na divulgação do local e das datas do evento", rebateu Tourinho. A 2ª CNMA terminará hoje.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.