Panorama
 
 
 
 

ENCONTRO DEBATE COBRANÇA PELO USO DA ÁGUA E RESSARCIMENTO PELA MANUTENÇÃO DE FLORESTAS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2005

13/12/2005 - O Departamento de Projetos da Paisagem - DPP, órgão da Secretaria do Meio Ambiente do Estado - SMA, realizou na quinta-feira (8/12), a reunião "Encontro Floresta-Água: A cobrança do uso da água e o ressarcimento ao produtor de água", para identificar, mapear e construir uma rede de relações de pessoas e instituições que desenvolvem trabalhos relativos à interação entre floresta nativa e qualidade e quantidade de água.
José Jorge
O encontro, que contou com a participação de cerca de 40 representantes de entidades como a Sabesp, CETESB, Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiróz, da Universidade de São Pauloo, Unicamp e organizações não-governamentais, resultou em quatro sugestões de pesquisas para o tema “Cobrança do Uso da Água e o Pagamento de Serviços Ambientais”: “Indicador Referencial para a Retribuição ao Produtor Rural pela Contribuição à Quantidade de Água Disponível”, “Indicador
José Jorge
Referencial para a Retribuição ao Produtor Rural pela Contribuição à melhoria da Qualidade de Água Disponível”, “Indicadores Hidrológicos em Pares Homogêneos de Microbacias Hidrográficas” e “Modelo-piloto de Organização de Pagamento de Serviços Ambientais”.

As propostas e sugestões discutidas serão encaminhadas aos comitês de bacias para subsidiar ações de indução ao pagamento pelos serviços ambientais da relação floresta-água no atual esquema de cobrança pelo uso da água implantado no país, assim como nos potenciais mercados voluntários a serem criados.

Durante o encontro, foi apresentando o Projeto de Recuperação de Matas Ciliares, da SMA, que conta com o apoio e recursos do Global Environment Facility - GEF do Banco Mundial, para determinar e estabelecer, em quatro anos, as bases para a elaboração de um Programa Sustentável de Restauração de Matas Ciliares.

Conforme informações do DPP, estima-se que há cerca de um milhão de hectares de áreas de preservação permanente às margens de corpos d’água que necessitam de restauração de sua cobertura vegetal.

O encontro foi organizado pelo Departamento de Projetos da Paisagem, com o apoio da The Nature Conservancy do Brasil, realizado no prédio 6, na sala do CONSEMA, no período da 9 às 17 horas.

 
 
Fonte: Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br)
Assessoria de imprensa (Rosely F. Martins)
Foto: José Jorge
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.