Panorama
 
 
 
 

ESPECIALISTAS DISCUTEM POTENCIAL DE IMPACTO SOCIOAMBIENTAL DA ATIVIDADE PETROLÍFERA NA AMAZÔNIA

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Dezembro de 2005

12/12/2005 - Com cerca de 1.200 inscritos e mais de 250 trabalhos a serem apresentados, está começando na manhã de hoje (12), o 1º Congresso Internacional Piatam (Potenciais Impactos e Riscos Ambientais da Indústria do Petróleo e Gás na Amazônia).

O encontro, que reúne pesquisadores e cientistas de várias partes do país e de universidades norte-americanas, tem o objetivo de debater temas pertinentes ao meio ambiente amazônico, à população da área e aos efeitos das ações decorrentes da exploração e transporte de petróleo e gás natural na região.

Com o tema "Ambiente, Homem, Gás e Petróleo", o congresso se realiza no Centro de Convenções do Studio 50, onde até a próxima quinta-feira se pretende discutir os avanços científicos obtidos pelas mais de 300 pessoas envolvidos no Programa Piatam e em suas ramificações: o Pitam Mar, destinado a estudar a área costeira da região amazônica, e o Cognitus, que propõe uma nova forma de abordagem científica para o entendimento dos ecossistemas amazônicos. O Cognitus utiliza robôs do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobras (Cenpes).

Para a presidente do Comitê Científico do Programa Piatam, Vera Maria de Almeida, o congresso representa "uma nova oportunidade de interação, agrupando apresentações de estudos em torno de um tema comum". Ela revelou que, desde que o comitê foi criado se detectou a necessidade de expor mais os resultados das pesquisas nas diversas áreas do programa. "A expectativa é que se consiga estabelecer novas cooperações e discussões a partir de debates de cada tema abordado". Para ela, há ainda a possibilidade concreta de restabelecer rumos de algumas linhas de pesquisas, tendo como base por integrantes de outros projetos.

O Programa Piatam (palavra indígena que vem do Tupi pyatã – aquele que é bravo, forte, guerreiro, rijo e vigoroso) foi criado em 2000 como um projeto da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Desde a sua primeira fase o projeto tem financiamento do Fundo Setorial de Petróleo e Gás Natural – CT Petro e é gerido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Desde 2002, o programa conta também com recursos da Petrobras, o que permitiu, na avaliação dos coordenadores, a expansão e transformação em um programa sistemático e de longo prazo.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Nielmar Oliveira

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.