Panorama
 
 
 
 

EVENTOS LEMBRAM 61 ANOS DO NASCIMENTO DE CHICO MENDES

Panorama Ambiental
Manaus (AM) – Brasil
Dezembro de 2005

15/12/2005 - Se estivesse vivo, Francisco Alves Mendes Filho completaria 61 anos hoje (15). Em memória ao líder seringueiro Chico Mendes, como Francisco acabou conhecido em todo o mundo, a organização não-governamental Comitê Chico Mendes iniciou hoje em Xapuri e Rio Branco (AC) uma semana de shows musicais, apresentações teatrais, palestras, debates e lançamentos literários. As atividades, que contam com apoio do governo do Acre e da prefeitura de Rio Branco, vão até a próxima quinta-feira (22), data em que Chico Mendes foi assassinado, 17 anos atrás.

O crime aconteceu em 1988. Menos de dois anos depois, em 23 de janeiro de 11000, foi criada a primeira reserva extrativista do país, a do Alto Juruá, nos municípios de Cruzeiro do Sul e Marechal Taumaturgo (AC). As reservas extrativistas são um modelo de unidade de conservação surgido a partir da luta dos sindicalistas seringueiros do Acre, simbolizada por Chico Mendes. Se o líder seringueiro estivesse vivo, ele hoje (15) completaria 61 anos.

Em 12 de março de 11000, o governo federal publicou o decreto de criação da reserva extrativista Chico Mendes, que também fica no Acre, nos municípios de Assis Brasil, Brasiléia, Capixaba, Xapuri, Sena Madureira e Rio Branco.

Hoje, o Brasil tem 43 reservas extrativistas, que ocupam uma área de 8,45 milhões de hectares e onde vivem cerca de 20 mil pessoas, segundo o coordenador do Centro Nacional de Populações Tradicionais (CNPT) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Paulo Oliveira.

As reservas extrativistas foram inspiradas nas reservas indígenas: nelas, a propriedade da terra continua sendo da União, mas o direito de posse e uso é das populações tradicionais (seringueiros, ribeirinhos, pescadores artesanais). "Chico Mendes colocou o homem, a mulher, a família como protagonistas importante da conservação ambiental, dizendo que é possível conviver com a natureza", diz Oliveira.

Das 43 reservas existentes, 14 foram criadas desde 2003, pelo atual governo. Elas somam 3,30 milhões de hectares e abrigam 10 mil famílias (metade da população total dessas unidades). "As reservas extrativistas estão em 13 estados e se concentram no Pará, seguido do Amazonas, Maranhão e Acre", informa o coordenador do CNPT. "Há dois modelos de reservas extrativistas: florestais e marinhas. Das que existem hoje, 26 são florestais e 17 são marinhas", completa.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Thaís Brianezi

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.