Panorama
 
 
 
 

FALTA DE INFORMAÇÃO É INIMIGA DA PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE, DIZ ARTESÃ

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

12/12/2005 – Na comunidade quilombola Conceição das Crioulas, que fica no município de Salgueiro (PE), a falta de informação é um dos principais inimigos do meio ambiente. Por isso, a artesã e professora Maria de Lourdes da Silva, que representa a comunidade na 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, veio a Brasília pedir que o governo ofereça oficinas de capacitação no local onde vive. Para ela, dessa forma, os cerca de quatro mil remanescentes de quilombos poderão aprender mais sobre as formas de preservar o meio ambiente.

A professora disse que, muitas vezes, ocorrem queimadas porque os moradores de Conceição das Crioulas não têm a consciência de que, ao jogar uma ponta de cigarro no mato seco, podem provocar um incêndio. "Nem todo mundo tem condições de participar de reuniões, de ter esse aprendizado, então a gente sente uma grande necessidade disso, de ter uma orientação maior".

Segundo ela, outro problema que poderia ser minimizado com a realização de oficinas de capacitação é o acúmulo de lixo. Maria de Lourdes acredita que, se os remanescentes de quilombos recebessem orientações sobre formas corretas de destinação dos resíduos, os danos ao meio ambiente seriam menores. "Penso que seria muito bom o investimento numa pessoa da comunidade, que tivesse mais conhecimento das coisas, e que repassasse isso para os outros".

A participação social é um dos destaques da 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente, que começou no sábado (10) e termina amanhã (13). Dos 1,5 mil delegados que vieram dos estados para participar do encontro, metade representa movimento sociais e organizações não-governamentais. Dos 50% restantes, 30% são representantes do setor empresarial e 20%, do setor governamental.

Os participantes do encontro discutem propostas relativas ao tema Política Ambiental Integrada e Uso Sustentável dos Recursos Naturais. Ao final do encontro, será aprovado um documento com as conclusões dos debates, que será encaminhado ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Juliana Andrade

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.