Panorama
 
 
 
 

FALTA POUCO PARA RESOLVER IMPASSE SOBRE ÁREAS DE PROTEÇÃO PERMANENTE, DIZ DIRETOR DO CONAMA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

13/12/2005 – Temas como as Áreas de Proteção Permanente, as APPs, voltaram a ser discutidos hoje (13) durante a 2ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Segundo o diretor do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), Nilo Diniz, algumas resoluções já foram tomadas e faltam apenas 20% delas para que o impasse das APPs seja resolvido.

Diniz explicou que cerca de 80% da resolução que tramita no Conama já foram votados no final de novembro. "O restante vai ser aprovado em fevereiro, durante plenária extraordinária do conselho em que o tema prioritário continua sendo as APPs", disse. Ele informou que pontos como a mineração ainda causavam preocupação, mas que se conseguiu chegar a um acordo. "Não foram incluídas como atividades de utilidade pública algumas atividades de mineração desenvolvidas em larga escala em todo o país e que têm impacto significativo em áreas de proteção."

O diretor do Conama acrescentou que muitas das atuais situações não podem ser resolvidas com desocupação ou transferência de local. No caso da mineração, por exemplo, ele explicou que muitas vezes o que precisa ser extraído em um local não tem como ser extraído em outro.

Sobre a ocupação de áreas pelas populações pobres, os debates já apresentam soluções. "A resolução considerou que em locais como margens de rios e topos de morros, o que é muito comum nas grandes e médias cidades, a possibilidade de regularização das ocupações habitacionais ficará restrita às populações de baixa renda", informou.

Segundo Diniz, o impacto mais grave nas APPs hoje é a ocupação da agricultura e da pecuária, desrespeitando os limites. "Para termos uma fiscalização mais eficiente, é preciso esclarecer os casos em que ela não tenha mais como autuar. Assim, o fiscal tem melhor condição de exercer suas funções."

Na avaliação do diretor, a participação da sociedade e as discussões são importantes para atingir um ponto de equilíbrio das decisões. "Os debates que estão sendo realizados na conferência defendem maior abertura para a participação e a informação da sociedade", concluiu.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Michèlle Canes

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.