Panorama
 
 
 
 

FDDI GANHA PRÊMIO DE DIREITOS HUMANOS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2005

12/12/2005 - O Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas (FDDI) foi um dos escolhidos para receber o prêmio que o governo federal concede anualmente. Também receberam a homenagem a autora de telenovelas Glória Perez, o Instituto de Defesa da Diversidade Sexual (Divasf), a Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Conselho Federal de Psicologia.

A união da sociedade civil organizada e do movimento indígena na luta pela garantia dos direitos e dos territórios indígenas foi reconhecida oficialmente. O Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas (FDDI) foi um dos agraciados com o Prêmio de Direitos Humanos 2005 do governo federal. A premiação ocorreu ontem, segunda-feira, dia 12 de dezembro, no Ministério da Justiça, em Brasília. O secretário-geral do Fórum, Francisco Avelino Batista Apurinã, recebeu a homenagem das mãos de Mário Mamede, ministro interino da Secretaria-especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

Criado em junho de 2004, o FDDI agrega dez organizações indígenas e indigenistas, entre elas o Instituto Socioambiental (ISA), o Centro de Trabalho Indigenista (CTI),a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn), a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, ES e MG (Apoinme), o Conselho Indigenista Missionário (Cimi), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Comissão Pró-Yanomami (CCPY) entre outros. "Este é o reconhecimento de que o Estado não pode realizar nenhum tipo de ação ou política voltada aos povos indígenas sem a participação das organizações indígenas e das outras organizações da sociedade que trabalham com a causa indígena", avaliou Batista. Ele afirmou também que o prêmio fortalece o elo entre entidades indígenas e indigenistas.

O FDDI foi um dos responsáveis pela organização do Abril Indígena, conjunto de mobilizações ocorridas, em abril deste ano em várias partes do País, em defesa dos direitos dos povos indígenas. Como parte delas, o Fórum organizou o Acampamento Nacional Terra Livre, de 25 a 29 de abril, em plena Esplanada dos Ministérios, em Brasília, que reuniu mais de 700 lideranças, de 89 povos indígenas, para participar de debates, manifestações culturais, audiências públicas e encontros com autoridades. O FDDI tem tido atuação destacada na articulação política do movimento indígena nacional e na tentativa de formular e implantar uma nova política indigenista nacional.

O Prêmio Direitos Humanos é ofertado pelo Ministério da Justiça há dez anos a pessoas, instituições e movimentos sociais que lutam em defesa dos direitos humanos em várias áreas diferentes como ações afirmativas, comunidades indígenas, educação em direitos humanos, pessoas com deficiência e segurança pública. Neste ano, também receberam a homenagem, a autora de telenovelas Glória Perez, o Instituto de Defesa da Diversidade Sexual (Divas), a Comissão de Direitos Humanos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Conselho Federal de Psicologia. O Movimento Nacional de Meninos e Meninas de Rua (MNMMR), o Grupo de Apoio e Prevenção à AIDS (Gapa), o Grupo Tortura Nunca Mais e a coordenadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns, também já receberam a premiação.

 
 

Fonte: ISA – Instituto Socioambiental (www.isa.org.br)
Assessoria de imprensa (Oswaldo Braga de Souza)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.