Panorama
 
 
 
 

FUNAI DEVE ENTRAR COM AÇÃO PARA SUSPENDER
REINTEGRAÇÃO DE POSSE NO MS

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

12/12/2005 – A Fundação Nacional do Índio (Funai) pretende entrar até amanhã (13) com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para pedir a suspensão da liminar de reintegração de posse das terras dos índios Guarani Kaiowá, no Mato Grosso do Sul. A informação é do procurador Luiz Fernando Vilares e Silva.

O pedido é uma tentativa de reverter a decisão tomada no último dia 8 pela presidente do Tribunal Regional Federal de São Paulo (TRF-SP), desembargadora Diva Prestes Marcondes Malerbi. Ela desconsiderou os pedidos do Ministério Público Federal para suspender os mandados de reintegração de posse das fazendas Ita Brasília e Pequiri Santa Creuza. "Vamos tentar fazer com que o STF reveja essa decisão", afirma o procurador.

De acordo com Silva, a Funai acompanhará a possibilidade de reintegração das terras. "Queremos que tudo seja feito sem violência, de forma que a integridade e a vida desses índios sejam mantidas", explicou, acrescentando que, caso a posse das terras seja retirada dos indígenas, a Funai dará o amparo necessário aos Guarani Kaiowá.

Atualmente, cerca de 700 índios vivem na terra Ñande Ru Marangatu, no município de Antônio João, a cerca de 430 quilômetros de Campo Grande. A Funai reconhece como terra indígena 9,3 mil hectares da região. "Entretanto, grande parte está nas mãos de fazendeiros", conta o procurador. Os índios ocupam quase dois mil hectares de áreas onde habitam fazendeiros da região. "Se perderem as terras, restará aos indígenas uma área de quase 30 hectares", garante.

De acordo com a Funai, apesar de reconhecerem os quase 10 mil hectares como terras indígenas, é preciso que benfeitorias sejam pagas aos fazendeiros para que eles possam deixar o local. A Funai esclarece ainda que esses fazendeiros se recusam a receber indenizações.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Fernanda Muylaert

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.