Panorama
 
 
 
 

FUNAI PREPARA O PRIMEIRO CENSO INDÍGENA

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

16/12/2005 - A Fundação Nacional do Índio (Funai) iniciou os trabalhos para a realização do primeiro Censo Indígena Nacional, com publicação prevista para o segundo semestre de 2006. O Projeto Piloto do Censo, com a função de testar a metodologia aplicada para um melhor desempenho da pesquisa, já está na fase final. Além dos dados demográficos, serão colhidas informações sobre religião, migração, escolaridade, trabalho e idade.
“Os dados projeto piloto estão previstos para a primeira semana de janeiro. Daí, então, serão feitas reuniões pra avaliar como vai se estruturar o Censo Nacional, junto ao IBGE e outros órgãos de pesquisa”, explica a coordenadora do projeto, Elizabeth Brea, antropóloga do Museu do Índio.

Brea afirmou ainda que a Funai convidou o IBGE para participar das reuniões, a fim de agregar a experiência do instituto na realização do Censo Indígena.

Os testes estão sendo feitos nas Administrações Executivas Regionais (AERs) de Amambai (MS), Cuiabá (MT), Goiânia (GO), João Pessoa (PB) e nos Núcleos de Apoio de Barcelos (AM) e Dourados (MS). Várias etnias participam do recenseamento, tais como Pareci, Yanomami, Potiguara, Xavante, Bororo, Guarani, Kaiowá, Tucano, Baniwa e Baré.

Em Barcelos, o piloto do Censo Indígena ocorre mais rápido do que o esperado. “Em 15 dias recenseamos 3 mil índios”, ressalta o coordenador de campo do Projeto Piloto, Hugo Meirelles Heringer, que conta com uma equipe de 16 pessoas.

As informações obtidas por meio do Censo Indígena permitirão conhecer em detalhes como são e como vivem os índios brasileiros, a fim de traçar um retrato abrangente e fiel da realidade nacional. De acordo com Elizabeth Brea, o que está sendo feito não é apenas um levantamento censitário. “Não queremos só saber o número da população indígena, mas sim conhecer a fundo o seu perfil”.

Relatório do IBGE

O IBGE publicou, nesta semana, uma análise da população indígena. O relatório Tendências Demográficas: uma Análise dos Indígenas com Base nos Resultados da Amostra dos Censos Demográficos 1991 e 2000 traz indicadores sobre mortalidade infantil, freqüência escolar, analfabetismo e fecundidade.

A pesquisa revela que o aumento do número de indígenas urbanos impulsionou o crescimento dessa população. Na década de 11000, o número de brasileiros que se auto-declararam indígenas aumentou 150%, em um ritmo anual quase seis vezes maior que o da população em geral.

O aumento da auto-declaração também tem razões históricas. A categoria indígena só foi incluída no censo em 1991, ainda que a investigação da cor no primeiro levantamento censitário realizado no Brasil tenha ocorrido em 1872. O último censo, de 2000, divide a população em cinco categorias: branco, preto, amarelo, pardo e indígena.

Para a realização da análise, foram recenseados os índios que moram em terras indígenas, em áreas rurais e em domicílios urbanos. As informações foram analisadas por um grupo de técnicos e pesquisadores que inclui antropólogos, demógrafos, epidemiologistas e sociólogos.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.