Panorama
 
 
 
 

GREENPEACE PEDE FIM DE DESREGULAÇÃO DO COMÉRCIO INTERNACIONAL DE PRODUTOS FLORESTAIS

Panorama Ambiental
São Paulo (SP) – Brasil
Dezembro de 2005

12/12/2005 - Novo relatório da organização ambientalista destaca as ameaças que a Organização Mundial do Comércio representa para as últimas florestas primárias do planeta.

Na véspera da abertura da Reunião Ministerial da OMC, em Hong Kong, Greenpeace lança novo relatório, em inglês, onde destaca as ameaças que a Organização Mundial do Comércio (OMC) representa para as últimas florestas primárias do planeta. O novo estudo (“Trading Away Our Last Ancient Forests”) conclui que é preciso colocar um ponto final na desregulamentação do comércio internacional de florestas para coibir a perda de biodiversidade e proteger a sobrevivência de populações indígenas e comunidades tradicionais que dependem das florestas para sua sobrevivência física e espiritual.
O relatório do Greenpeace destaca que a desregulamentação do comércio internacional deve ampliar a destruição das florestas tropicais, aumentando a exploração ilegal e predatória de madeira, particularmente nos países mais pobres. O documento confirma as descobertas do estudo encomendado pela União Européia (1), publicado na semana passada, sobre os prováveis impactos negativos da desregulamentação do comércio internacional de produtos e serviços florestais na OMC. “O estímulo para desregulamentar o comércio global de madeira na OMC pode resultar em danos ecológicos irreversíveis, além de um aumento dos conflitos sociais e da pobreza”, disse Daniel Mittler, Conselheiro Político do
Greenpeace Internacional. “Isto deve ser abandonado pela OMC em face aos impactos ambientais e sociais negativos já comprovados”. Na Amazônia, estima-se que a ilegalidade na exploração de madeira varie entre 60 e 80%. Recentemente, o presidente do Ibama, Marcus Barros, chegou a afirmar que 90% da produção de madeira na região é ilegal. Madeira de origem ilegal está associada a outros crimes como grilagem de terras, violência no campo, formação de quadrilhas, fraudes e falsificação de documentos públicos, evasão de divisas e péssimas condições de trabalho, além de invasão de terras indígenas e unidades de conservação.

O relatório do Greenpeace mostra que a OMC tem sido usada sistematicamente para interromper ações políticas necessárias para barrar a destruição das florestas. A organização ambientalista exige que os governos dêem prioridade à legislação internacional de salvaguardar as pessoas e o meio ambiente sobre as regras comerciais para que a OMC não possa mais ser usada para minar os avanços das leis sociais e ambientais.

“Não podemos permitir que o futuro das florestas do planeta seja negociado na OMC”, disse Marcelo Furtado. “Os governos devem por um ponto final na ameaça dos acordos comerciais sobre a proteção do meio ambiente e adotar medidas urgentes para aumentar a proteção das florestas em todo o mundo”.

(1) O estudo da União Européia sobre os prováveis impactos negativos da desregulamentação do comércio internacional de florestas da OMC está disponível em inglês em
http://www.sia-trade.org/wto/final%20report%20page.shtml

(2) O relatório do Greenpeace “Trading Away Our Last Ancient Forests” está disponível em inglês:
http://www.greenpeace.org/international/campaigns/trade-and-the-environment

 
 
Fonte: Greenpeace-Brasil (www.greenpeace.org.br)
Assessoria de imprensa
Foto: Greenpeace
 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.