Panorama
 
 
 
 

IBAMA REALIZA APREENSÕES EM MISSÃO NO OESTE DO PARÁ

Panorama Ambiental
Santarém (PA) – Brasil
Dezembro de 2005

(12/12/05) - Ações fiscalizadoras da operação Plano Desmate, nos municípios de Medicilândia, Brasil Novo, Placas, Uruará e Rurópolis, no PA, coordenadas pela Divisão de Controle e Fiscalização da Gerência Executiva II em Santarém, resultaram em 33 autos de infração, com multas num total de R$ 2.213.096,40.

A missão de fiscalização do Ibama, que objetiva combater crimes ambientais, dentro das ações do Plano de Combate ao Desmatamento na Amazônia Legal, apreendeu 11.279, 280 m3 de madeira em toras, 890,056 m3 de madeira serrada e 1300 kg de pescados, entre outros itens.

Baseada em Medicilândia, a missão durou 34 dias, nos quais as parcerias com o Exército, responsável pela logística, e com a Polícia Militar do PA, que fez a segurança dos fiscais em campo, foram fundamentais para o sucesso das ações, que combateram entre outros ilícitos, o desmatamento, exploração, transporte e armazenagem ilegal de madeira.

Entre os problemas enfrentados destacam-se as péssimas condições das estradas e das vicinais, conseqüência do início das chuvas na região, essas condições aumentam a incidência de problemas mecânicos nos veículos, o que dificulta o trabalho. Outro problema enfrentado foi a hostilidade de setores da população, que ameaçaram fechar a Transamazônica em virtude da fiscalização. Houve também dificuldades para encontrar madeiras escondidas nas proximidades de serrarias, o que foi resolvido com apoio aéreo, que ajudou na localização.

 
 

Fonte: Ibama – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (www.ibama.gov.br)
Ascom (Christian Dietrich)

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.