Panorama
 
 
 
 

INDÍGENAS PROPÕEM ALTERAÇÃO DO ESTATUTO DO ÍNDIO NA CONFERÊNCIA DE SÃO VICENTE

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

12/12/2005 - A revisão da Lei 6001, mais conhecida como Estatuto do Índio, é uma das preocupações dos delegados que participam da Conferência dos Povos Indígenas de São Paulo e Rio de Janeiro, em São Vicente, litoral paulista. O tema foi discutido pelo líder Guarani Marcos dos Santos Tupã, em sua palestra sobre Tutela e Autonomia. Ele lembrou que existem três propostas para um novo Estatuto e a que se encontra em análise tramita há mais de uma década no Congresso Nacional, sendo necessária sua revisão e atualização.

De acordo com o líder Guarani, há uma comissão no Congresso que defende madeireiros, mineradores, garimpeiros e outros grupos que têm interesses contrários aos dos povos indígenas.

O procurador-geral da Funai, Luiz Fernando Villares, ressaltou que a questão é polêmica. "Nos dias de hoje, a palavra tutela tem um entendimento muito diferente do que no passado, pois ao conceito do Estatuto do Índio vêm se somar às definições presentes em outros documentos, como a Convenção 169 [da Organização Internacional do Trabalho] e a própria Constituição". Luiz Fernando citou como exemplo o fato de que, no passado, os índios não podiam celebrar contratos por eles mesmos, sendo obrigados a aceitar a ação de intermediários.

A tutela também tem outros sentidos, como a garantia à saúde indígena diferenciada, que não vêm sendo respeitada, conforme afirmou a indígena Liliam Gomes, no debate sobre saúde. Ela explicou que a sua maior preocupação é com a saúde das mulheres e das crianças, salientando a necessidade de políticas específicas para o atendimento deste público.

Outra preocupação de Liliam é o uso indiscriminado de "remédio de brancos" pelos indígenas, que têm deixado de lado a medicina tradicional indígena. Ela chamou a atenção para a importância de se respeitar os conhecimentos dos Xeramuins, ou seja, dos pajés.

 
 

Fonte: Funai – Fundação Nacional do Índio (www.funai.gov.br)
Assessoria de imprensa

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.