Panorama
 
 
 
 

ÍNDIOS GUARANI-KAIOWÁ SÃO DESPEJADOS DE TERRAS NO MATO GROSSO DO SUL

Panorama Ambiental
Brasília (DF) – Brasil
Dezembro de 2005

15/12/2005 – Após decisão judicial que suspendeu a demarcação das terras Nhande Ru Marangatu, os índios Guarani-Kaiowá estão sendo despejados pela Polícia Federal no Mato Grosso do Sul. Segundo informações da Funai, os índios ficarão na beira da estrada, entre as cidades de Bela Vista e Antônio João - a 340 quilômetros de Campo Grande -, até que seja alugada uma fazenda. Entre os 730 índios, quase 300 são crianças.

Em entrevista por telefone à Agência Brasil , o assessor da presidência da Fundação Nacional do Índio (Funai), Odenir Oliveira, relata que não há resistência ou violência na reintegração de posse. Segundo ele, os policiais estão deixando os pertences dos indígenas na beira da estrada, pois ainda não há local certo para levá-los.

A ação de reintegração de posse é executada pela Polícia Federal em três fazendas. A Fazenda Pikiri já foi toda desocupada. Agora, a polícia está retirando as famílias da fazenda Ita Brasília. Posteriormente, a Fazenda Morro Alto será desocupada. Cerca de 150 policiais participam da operação.

Em março deste ano, decreto presidencial garantiu a posse da terra Nhande Ru Marangatu, que possuem 9,3 mil hectares. A homologação foi suspensa por decisão do Supremo Tribunal Federal no dia 27 de novembro.

A presidente do Tribunal Regional Federal da 3ª Região de São Paulo, desembargadora Diva Prestes Marcondes Malerbi, indeferiu pedidos do Ministério Público Federal para suspender os mandados de reintegração de posse e restaurou a validade de mandados. Não há como recorrer da decisão judicial. Os índios já haviam sido retirados do local anteriormente e retornaram as terras em 1998.

 
 

Fonte: Agência Brasil - Radiobras (www.radiobras.gov.br)
Alessandra Bastos

 
 
 
 
 
 

 

Universo Ambiental  
 
 
 
 
     
SEJA UM PATROCINADOR
CORPORATIVO
A Agência Ambiental Pick-upau busca parcerias corporativas para ampliar sua rede de atuação e intensificar suas propostas de desenvolvimento sustentável e atividades que promovam a conservação e a preservação dos recursos naturais do planeta.

 
 
 
 
Doe Agora
Destaques
Biblioteca
     
Doar para a Agência Ambiental Pick-upau é uma forma de somar esforços para viabilizar esses projetos de conservação da natureza. A Agência Ambiental Pick-upau é uma organização sem fins lucrativos, que depende de contribuições de pessoas físicas e jurídicas.
Conheça um pouco mais sobre a história da Agência Ambiental Pick-upau por meio da cronologia de matérias e artigos.
O Projeto Outono tem como objetivo promover a educação, a manutenção e a preservação ambiental através da leitura e do conhecimento. Conheça a Biblioteca da Agência Ambiental Pick-upau e saiba como doar.
             
       
 
 
 
 
     
TORNE-SE UM VOLUNTÁRIO
DOE SEU TEMPO
Para doar algumas horas em prol da preservação da natureza, você não precisa, necessariamente, ser um especialista, basta ser solidário e desejar colaborar com a Agência Ambiental Pick-upau e suas atividades.

 
 
 
 
Compromissos
Fale Conosco
Pesquise
     
Conheça o Programa de Compliance e a Governança Institucional da Agência Ambiental Pick-upau sobre políticas de combate à corrupção, igualdade de gênero e racial, direito das mulheres e combate ao assédio no trabalho.
Entre em contato com a Agência Ambiental Pick-upau. Tire suas dúvidas e saiba como você pode apoiar nosso trabalho.
O Portal Pick-upau disponibiliza um banco de informações ambientais com mais de 35 mil páginas de conteúdo online gratuito.
             
       
 
 
 
 
 
Ajude a Organização na conservação ambiental.